Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Grupo de pesquisa da UFCG desenvolve aplicativo para acolhimento de pessoas trans
Início do conteúdo da página
tecnologia social

Grupo de pesquisa da UFCG desenvolve aplicativo para acolhimento de pessoas trans

Voltado para qualificação dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, a ferramenta oferece dicas práticas sobre como abordar questões relacionadas à identidade de gênero e orientação sexual com base em evidências científicas, entre outras informações

  • Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 10h36
imagem sem descrição.

Contribuir com a disseminação de informações com base em evidências científicas para acolhimento da população trans. Este é o objetivo do aplicativo Transcare, idealizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (Latics), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Cajazeiras, e à Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), sediada em Chapecó, SC.

 

“Voltado para qualificação dos profissionais da Atenção Básica de Saúde, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu a partir de uma pesquisa de campo com pessoas trans na cidade de Cajazeiras, na qual notou-se uma lacuna quanto à temática do acolhimento a este segmento populacional nos serviços de saúde”, explica o professor Marcelo Fernandes, do curso de Enfermagem da UFCG.

 

A ferramenta conta com um questionário (quiz) para testar os conhecimentos do usuário sobre o acolhimento de pessoas trans e oferece dicas práticas sobre como abordar questões relacionadas à identidade de gênero e à orientação sexual.

 

O desenvolvimento do aplicativo foi iniciado em 2019 com a aluna Açucena Farias, da UFCG, bolsista de Iniciação Científica orientada pelo professor Marcelo Fernandes. Nos anos seguintes, a pesquisa teve prosseguimento com a bolsista Isabela Barbalho, que trabalhou com as etapas de validação e avaliação. A ferramenta contou ainda com a parceria do professor Fábio Diniz e do aluno Weslley Souza, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

 

Registro de Patente

 

Em setembro, o software teve seu certificado de registro de programa de computador, bem como a declaração oficial de sua patente oficializado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tornando-se o primeiro produto tecnológico em formato de aplicativo, no cenário nacional, a buscar trabalhar de forma dinâmica e interativa o acolhimento de pessoas trans.

 

Atualmente, os criadores trabalham em uma nova atualização no aplicativo com a finalidade de agregar mais conteúdos, utilizando elementos de gamificação como estratégia para proporcionar mais interesse e engajamento dos usuários, tornando o Transcare ainda mais eficiente como ferramenta educacional.

 

Acesse aqui o aplicativo.

 

Sobre o Latics

 

Criado em 2014 na UFCG, Campus Cajazeiras, o Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde busca promover a divulgação de conhecimento científico da área da saúde. Em 2021, o grupo passou a ser interinstitucional, entre a UFCG e a UFFS. Em 2023, passou a ser, também, um grupo de pesquisa intercampi entre a UFFS, Campus Laranjeiras do Sul e a UFFS, Campus Realeza.

 

O grupo viabiliza espaços de pesquisa, promoção e divulgação de conhecimento científico da área da saúde, a partir da construção, validação e avaliação de tecnologias cuidativo-educacionais como softwares, jogos educativos, álbuns seriados, infográficos, entre outros. Também promove atividades online, oficinas presenciais para discussões a respeito da formação dos profissionais de saúde, assim como atividades de educação em saúde com a comunidade.

 

Para mais informações, acesse a página do Latics. Acompanhe também o grupo no Instagram e no Youtube.

 

(Ascom UFCG, com informações do CFP)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia social
Fim do conteúdo da página