Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG usa realidade virtual para minimizar dor de crianças em tratamento quimioterápico
iniciação científica

Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) está sendo realizado na Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC)

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 14h13
imagem sem descrição.

Usar realidade virtual com o objetivo de distrair e minimizar a dor em procedimentos invasivos com crianças em tratamento quimioterápico. É este o objetivo do projeto “Manejo da dor e ansiedade de crianças e adolescente em tratamento oncológico realizada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Orientado pela professora Anajás Cantalice juntamente com alunos do curso de Enfermagem do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, o projeto, iniciado em 4 de outubro, já atendeu 15 crianças que utilizaram óculos 3D durante procedimentos invasivos.

“Passamos vídeos brincantes, como do Show da Luna em 3D, e da montanha russa. A animação dura entre 4 e 5 minutos, tempo para procedimentos como curativos. Nesse caso, o vídeo serve para distração, mas fazemos também no pré-anestésico para que a criança entre na sala cirúrgica com os óculos e só tire quando inicia a anestesia para não ver o ambiente do bloco cirúrgico”, explica a professora.

O recurso é usado em procedimentos como curativos; no pré-anestésico de mielograma (punção aspirativa da medula óssea) para crianças com leucemia; e na pré-infusão de quimioterapia, quando coloca o acesso venoso.

“Iniciamos o projeto agora em outubro e os benefícios já estão sendo apontados por mães e familiares e também profissionais de saúde, sendo relatados diminuição do medo, da tensão e da sensação dolorosa, facilitando o cuidado a esse público”, destaca.