Página inicial > Últimas Notícias > Orgulho e memórias marcam celebrações dos cursos de Engenharia Elétrica e Computação da UFCG
ceei

Solenidade aconteceu na quarta, dia 1° de novembro, no Centro de Eventos Rosa Tânia

• Publicado: Sexta, 03 de Novembro de 2023, 08h07
imagem sem descrição.

Memórias, marcos do pioneirismo e expressões do orgulho de fazer parte de uma história pautaram os discursos proferidos na solenidade de comemoração dos 60 anos do curso de Engenharia Elétrica e dos 50 anos da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Presidida pelo reitor Antônio Fernandes, solenidade aconteceu na noite dessa quarta-feira, dia 1º, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus Campina Grande, e teve expressiva participação da comunidade acadêmica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) que congrega as duas unidades – a de Engenharia Elétrica (UAEE) e a de Sistemas e Computação (UASC).

O coordenador administrativo da UASC, Tiago Massoni, classificou como “visionários da Era da Informática” os criadores do curso de Ciências da Computação, trafegou por reflexões sobre a “cultura Computação da UFCG” e os desafios para a formação de mais profissionais “mantendo-se entre os melhores e preservando o ambiente colaborativo, de diálogo, rico em ideias e humanista”.

O coordenador Administrativo da UAEE, Jaidilson Jó, exaltou o legado, as conquistas e “a honra dos que fazem e fizeram parte dessa história”. Agradeceu aos professores, técnicos e, especialmente, aos alunos “que dão vida e orgulham o curso de Elétrica”, destacando ser preciso olhar o futuro com esperança e empolgação para, assim, continuarem inovando, crescendo e inspirando outros.

O vice-diretor do CEEI, Karcius Marcelus, citando alguns dos professores presentes, falou do privilégio de conviver com acadêmicos expressivos que ajudaram a elevar os cursos, reconhecidos nacional e internacionalmente, como também os que ajudam a manter a excelência conquistada. Agradeceu e parabenizou aos técnico-administrativos, elencando alguns dos participantes do evento.

O diretor do CEEI, professor Jorge Abrantes, contando fatos históricos dos seus 41 anos de vivência acadêmica em Engenharia Elétrica, destacou o pioneirismo dos cursos daquele centro e comentou os desafios para a manutenção da qualidade deles. Discorreu sobre o Reuni (ampliação da oferta de vagas, em 2007) e o período pandêmico (novos aspectos e adaptações), também do comprometimento e a transformação social a partir da graduação.

A pró-reitora de Ensino, Viviane Ceballos, ressaltou a necessidade de pensar a diversidade que passou a constituir a universidade, destacando a importância das mulheres que ajudaram e dão continuidade à consolidação e à valorização do CEEI. Refletiu sobre transformação e mudanças de ritmo da história, pontuadas nas falas anteriores, que demarcam a importância da trajetória pessoal repercutindo na trajetória de um todo.

"Estou diante de gigantes", disse o reitor, destacando pontos das reflexões ali compartilhadas, ressaltando o papel histórico dos cursos que compõem o CEEI “que são inspiradores aos demais e dão visibilidade à UFCG nos cenários nacional e internacional”. Comentou ainda os desafios para manter a identidade de excelência “que impulsiona e repercute institucionalmente em áreas distintas do conhecimento”.

Placas comemorativas

Após a apresentação de histórias dos cursos, pelos professores Ronimack Trajano e Maria Izabel Cabral, foram entregues placas comemorativas e de reconhecimento ao trabalho desempenhado a dois professores e dois técnico-administrativos, representando todos os demais integrantes de cada unidade acadêmica: professores Roberto Kalley e Maria Izabel Cabral e os servidores Cláudio Antonio da Silva e Ana Lúcia Guimarães (Sistemas da Computação), professores Rômulo Maranhão e Wellington Mota e os servidores Lucimar Ribeiro e Maria do Socorro Azevêdo (Engenharia Elétrica).

Assunto(s): ceei