Página inicial > Últimas Notícias > UFCG tem 13 projetos aprovados na Chamada Universal do CNPq

UFCG tem 13 projetos aprovados na Chamada Universal do CNPq

Chamada pública financia propostas que promovem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 15h15

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve 13 projetos aprovados na Chamada Pública Universal Nº 10/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O resultado final foi divulgado nesta quinta-feira, dia 30.

Acesse aqui.

A chamada pública visa contribuir com propostas que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, em qualquer área do conhecimento. As propostas foram inseridas em duas faixas: a Faixa A, voltada para grupos emergentes com, no mínimo, três doutores, cujos projetos podem ser financiados até o valor de R$ 165 mil; e a Faixa B, destinada a grupos consolidados, com no mínimo cinco doutores e projetos limitados a R$ 275 mil.

Na UFCG, foram aprovados oito projetos na Faixa A e cinco na Faixa B. No total, os projetos estão aptos a receber R$ 1.135.927,09. Um das propostas aprovadas será coordenada pelo professor Fillipe de Oliveira Pereira, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, e líder do Fungi, Grupo de Pesquisa em Fungos da UFCG. O projeto pretende produzir cogumelos comestíveis, shimeji branco ou rosa, utilizando resíduos do processamento de frutas gerados por produtores e indústrias locais.

“Essa escolha estratégica baseia-se na aceitabilidade destes cogumelos como alimento e na possibilidade de cultivo sustentável. Os cogumelos com elevado teor de nutrientes e compostos bioativos servirão de insumos para o desenvolvimento de formulações nutracêuticas com potencial antioxidante e prebiótico”, explica o professor.

Segundo ele, com o desenvolvimento do projeto será possível disponibilizar à sociedade nutracêuticos inovadores produzidos com qualidade e bases sustentáveis para contribuir com o manejo de um dos grandes desafios contemporâneos: microbiota e saúde intestinal. “Além disso, será possível estabelecer uma rede ampla e multidisciplinar de pesquisadores, com sede no Curimatau da Paraíba, conectando a universidade e o setor produtivo local. A iniciativa é estratégica para posicionar a UFCG na vanguarda da pesquisa científica nacional, como uma universidade mais conectada com os desafios do nosso tempo”, destaca.

O grupo de pesquisa FUNGI conta com a colaboração dos pesquisadores Artur Alves Rodrigues da Silva, Bruna Braga Dantas, Francinalva Dantas de Medeiros, Igara Oliveira Lima e Toshiyuki Nagashima Júnior. Para o desenvolvimento da proposta, a equipe contou com parcerias estratégicas com as universidades federais da Paraiba (UFPB), do Oeste da Bahia (UFOB), de Minas Gerais (UFMG) e da Universidad Nacional de Asunción (Paraguai).

Confira abaixo a relação completa com os nomes dos professores da UFCG com projetos aprovados na Chamada Universal 2023:

Faixa A - Camilo Allyson Simões de Farias - R$ 46.000
Faixa A - Demóstenes Andrade de Moraes - R$ 77.050