Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > MEC autoriza criação de três programas de Residência Multiprofissional na UFCG
Início do conteúdo da página
saúde

MEC autoriza criação de três programas de Residência Multiprofissional na UFCG

Foram autorizadas propostas do CCBS e do HUAC, em Campina Grande, e do CES, em Cuité

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 17h08

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve três programas de Residência Multiprofissional autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Foram autorizadas propostas dos centros de Educação e Saúde (CES), em Cuité, de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), ambos em Campina Grande.

 

Para viabilidade de funcionamento e concessão de bolsas, os programas submeterão propostas para concorrer a editais de fomentos nas agências nacionais e dos ministérios. Só após a conclusão destas etapas é que os editais serão lançados. Confira abaixo mais detalhes de cada programa.

 

CES

 

O Programa de Residência Multiprofissional intitulado Saúde Coletiva e Políticas Públicas, do CES, contará com a parceria da Coordenação de Residências pela Escola de Saúde Pública da Paraíba, da Secretaria Estadual de Saúde, da IV Gerência Regional de Saúde e das secretarias municipais de Saúde de Cuité e de Nova Floresta. O programa vai dispor de 12 vagas voltadas para profissionais de Enfermagem (3 vagas), Farmácia (3 vagas), Nutrição (3 vagas) e Psicologia (3 vagas).

 

A expectativa é que a região do Curimatau Paraibano tenha ganhos qualitativos na área da Saúde. “A especialização na modalidade de residência multiprofisssional vem fortalecer e integrar outras experiências e propostas de integração ensino-serviço e comunidade como Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), projetos de extensão, pesquisa, estágios supervisionados e os trabalhos de grupos de pesquisa no campo da Saúde Coletiva na região que vem contribuindo com a formação de trabalhadores e futuros trabalhadores para o Sistema Único de Saúde”, explica a professora Gracielle Malheiro dos Santos, do curso de Nutrição, da Unidade Acadêmica de Saúde.

 

CCBS

 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) do CCBS teve autorização de 11 vagas, sendo cinco para Enfermagem, três para Odontologia e três para Psicologia.

 

Para a professora Valquíria Nogueira, a aprovação significa um avanço na especialização de futuros profissionais de saúde, bem como daqueles que compõem as equipes dos serviços, tendo em vista a valorização e incorporação de múltiplos saberes, através do trabalho interprofissional. “Uma formação no âmbito da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, voltada para a qualificação da formação profissional das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, terá um impacto significativo no cuidado ofertado às usuárias e usuários do SUS, apresentando uma ampliação e qualificação da atenção em uma área de demandas crescentes, como é o caso da saúde mental, especialmente no contexto pós-pandêmico”, destaca.

 

HUAC

 

Já no HUAC, foram autorizadas 12 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, distribuídas da seguinte forma: Enfermagem (2), Farmácia (2), Fisioterapia (2), Fonoaudiologia (1), Nutrição (1), Odontologia (1), Psicologia (2) e Serviço Social (1).

 

“Esta conquista representa um avanço significativo na ampliação das oportunidades de especialização para profissionais empenhados na excelência do atendimento ao paciente crítico. Adicionalmente, destaca-se a valorização proeminente do contexto multiprofissional do Hospital, sublinhando a relevância da colaboração interdisciplinar no panorama da saúde. Esse enfoque não apenas fortalece a formação integral dos residentes, mas também fomenta sinergias essenciais, contribuindo para a melhoria substancial da qualidade do cuidado prestado aos pacientes críticos”, ressaltou a professora Patrícia Gadelha.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): saúde
Fim do conteúdo da página