Página inicial > Últimas Notícias > UFCG realiza Aula Inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental
pós-graduação

UFCG realiza Aula Inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Solenidade aconteceu na manhã desta segunda no CCBS. Ao todo, 11 profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia e Odontologia foram aprovados para o curso de pós-graduação, com ênfase na Saúde Comunitária

• Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 11h18
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na manhã desta segunda-feira, dia 4 de março, a Aula Inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária, pós-graduação ministrada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.

A solenidade de acolhimento à primeira turma de residentes, realizada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), contou com apresentação cultural, roda de diálogo, além da participação de autoridades institucionais e locais do município.

Em sua fala durante a cerimônia, o reitor Antônio Fernandes destacou que a residência é fruto do diálogo, da parceria e das pontes curtas e necessárias que fazem com que as energias sejam gastas positivamente, como as que serão investidas na formação dos novos residentes. “Este é um dia histórico e feliz para a UFCG. Esta é a quinta solenidade de início de programas de Residência Multiprofissional e Médica na instituição, muitas delas pioneiras, como esta e a Residência Médica de Cajazeiras. É um avanço, uma alegria. Uma ponte que foi feita entre a universidade e o município, que, de mãos dadas, abraçam uma causa tão importante que é a Saúde Mental”, destacou.

Autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2023, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental na Atenção Primária de Campina Grande publicou seu primeiro edital de seleção no mês de janeiro, formando a turma pioneira do curso.

Para a diretora do CCBS, professora Carmem Catão, o programa de Pós-Graduação Lato Sensu busca desenvolver habilidades profissionais para atuação em equipe, de forma interdisciplinar e ética, interagindo com a cultura da população assistida, de forma articulada com os outros profissionais que atuam no Sistema de Saúde, bem como nas políticas públicas.

“Enquanto estratégia de educação permanente, a Residência Multiprofissional deve sustentar a formação a partir das realidades concretas em que os profissionais atuam, contribuindo para a construção e transformação dos cenários de prática, ao mesmo tempo em que provoca a construção de uma práxis em Saúde, baseada na sua atuação cotidiana e nas necessidades dos serviços e dos usuários”, pontou.

Ao todo, 11 profissionais das áreas de Enfermagem (5), Psicologia (3) e Odontologia (3) foram aprovados para atuar na Residência Multiprofissional, com ênfase na Saúde Comunitária.

Assunto(s): pós-graduação