Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG é finalista em concurso do Comitê Internacional Pierre de Coubertin
e-sports

Trabalho de Bruno Medeiros debate a inclusão de jogos digitais nos Jogos Olímpicos

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 16h08
imagem sem descrição.

Um trabalho científico sobre a inclusão de jogos digitais (eSports) no âmbito dos Jogos Olímpicos, de autoria de um professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é um dos quatro finalistas do Concurso do Comitê Internacional Pierre de Coubertin, órgão sediado na França que tem o propósito de preservar a obra do criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

"Os esportes virtuais estão intimamente ligados à cultura do movimento, oferecendo novas formas de expressão e experiência corporal, desafiando noções convencionais de corporeidade e competição", observa Bruno Medeiros, que é doutor em Educação Física e atua no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, Campus Sumé.

Para ele, a inclusão dos eSports no movimento olímpico é complexa e multifacetada, envolvendo questões de legitimidade, tradição e comercialização. "O debate revela tensões entre tradição e inovação, com diferentes partes interessadas a expressarem opiniões divergentes, o que reflete a necessidade de adaptação das Instituições desportivas às mudanças tecnológicas e culturais em curso", defende.

O trabalho do professor Bruno, intitulado Le débat olympique sur les esports (O Debate Olímpico sobre os eSports) concorrerá com outros três estudos: um da França, um da Bélgica e um da Argélia.

A apresentação dos trabalhos acontecerá durante o Congrès D'autres Jeux, D'autres Corps (Congresso Outros jogos, outros corpos), evento que será realizado de 12 a 14 de junho, na Université Paris Cité, na França, na perspectiva de discussão acadêmica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

(Ascom UFCG, com dados da Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): e-sports