Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFCG faz município de Gurjão conquistar o 2° lugar no Prêmio Prefeitura Empreendedora
peasa

Projeto de extensão capacitou professores e estudantes em cultura empreendedora e atividades agropecuárias e agroecológicas. Foi implementado pelo Peasa, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da PB e o Sebrae

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 09h07

Um projeto de extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) levou a Prefeitura Municipal de Gurjão, no Cariri paraibano, a conquistar o 2° lugar no Prêmio Prefeitura Empreendedora, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na categoria Empreendedorismo na Escola. A premiação ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 18, em João Pessoa.

A iniciativa bem-sucedida trata-se do Programa de Educação Básica em Empreendedorismo Rural e Práticas Agrícolas Sustentáveis, concebido e implementado pelo Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) da UFCG, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Sebrae.

O projeto vice-campeão visa capacitar professores e estudantes do Ensino Fundamental em uma cultura empreendedora e em atividades práticas agropecuárias e agroecológicas, de acordo com as tendências e vocações do meio rural do município e em consonância com as demandas dos setores produtivos locais.

Desenvolvido entre os meses de maio de dezembro de 2023, na Escola Municipal Inácio Alves Caluête, em Gurjão, o projeto realizou diversos cursos de práticas agrícolas sustentáveis, a exemplo de Ecoturismo e Artesanato Rural; Sistemas Agroflorestais e Noções Básicas de Agroecologia; Caprinocultura no Semiárido; Cultivo de Flores, Cactos e de Plantas Suculentas; e Energias Renováveis - Biodigestores e Energia Solar. Cerca de 250 alunos e professores foram beneficiados pela iniciativa.

“Os alunos desenvolveram tanto a cultura empreendedora, como demonstraram, durante todo o processo, identificação, motivação, interesse e empolgação com os novos conhecimentos adquiridos. Um indicador de sucesso do projeto foi a realização da I Feira do Empreendedor Mirim, onde os alunos participaram em massa e atuaram como verdadeiros "empresários" mirins, com empolgação, dedicação e estratégia mercadológica na comercialização dos seus produtos e serviços criados a partir dos conhecimentos de empreendedorismo e das práticas agrícolas sustentáveis”, destacou o professor Vicente de Paulo Albuquerque, coordenador do Peasa.

Para Idalice Barbosa, coodenadora pedagógica da escola onde o projeto foi desenvolvido, despertar, ensinar e capacitar os adolescentes para conhecer, aprender e valorizar as riquezas, potencialidades e possibilidades existentes no meio rural no qual ele está inserido é, sem dúvida, “oferecer condições de uma convivência e permanência equilibrada e duradoura destes no seu entorno, habilitando-os para práticas sustentáveis de explorar aquilo que é dele e gerando qualidade de vida, transformação, sustentabilidade, empreendimento e progresso”.

Aluna do 9° ano da Escola, a estudante Júlia Freire Gomes destacou que as capacitações são um excelente momento para aqueles que desejam se envolver no setor. “Durante a formação, os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre técnicas de cultivo, manejo de animais, gestão rural e uso sustentável dos recursos naturais. Foi uma rica experiência a minha participação nas ações do programa”, enfatizou.

De acordo com o professor Vicente, o projeto de extensão terá continuidade no município de Gurjão em 2024.

Assunto(s): peasa