Página inicial > Últimas Notícias > UFCG terá primeira defesa de tese de doutorando surdo na área Letras
inclusão

UFCG terá primeira defesa de tese de doutorando surdo na área Letras

Estudo de João Batista Ferreira, que defende nova abordagem do Enem para pessoas surdas, será apresentado na manhã desta quinta, no campus sede

• Publicado: Quarta, 24 de Abril de 2024, 14h39

Com uma contribuição original visando repensar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas surdas, o estudante João Batista Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será o primeiro doutorando surdo a defender uma tese na área de Letras na instituição. O trabalho será apresentado nesta quinta-feira, às 8h30min, no LabLibras, localizado no campus sede.

Intitulada Texto Meta Visual: A Retextualização como Possibilidade na Construção dos Enunciados das Videoquestões do Enem em Libras, a tese aborda uma perspectiva temática singular por focar no Enem em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir de teorias pensadas para textos impressos. “Trata-se de uma contribuição original para se repensar o Enem para pessoas surdas”, explicou a professora Denise Lino de Araújo, coordenadora do PPGLE.

Natural do município paraibano de Salgado de São Félix, João Batista Ferreira tem surdez congênita. Sua mãe adquiriu rubéola durante a gravidez. "Quando completei um ano e seis meses, meus pais começaram a perceber que, ao chamarem minha atenção, eu não ouvia o chamado; não articulava pequenas sílabas, só gritos e sons aleatórios. Foi daí que perceberam que eu tinha algum problema de audição. Fizeram exames de audiometria e fui diagnosticado com surdez profunda nos dois ouvidos", comentou.

As dificuldades, que foram uma constante na carreira escolar de João, também estiveram presentes durante a realização da tese. "Foi preciso uma orientadora que entendesse da temática, uma coorientadora que entendesse de Educação de surdos, além de intérpretes de Libras para se adequar às necessidades especiais do doutorando. A orientação só poderia acontecer se todos estivessem presentes”, observou a professora Denise, destacando o suporte fornecido pelo PPGLE para a conclusão da pesquisa.

"Fácil não foi, mas hoje estou aqui para provar a todos que uma pessoa com deficiência pode chegar aonde quiser. Com muito orgulho, carrego comigo todo ensinamento dos meus pais, o caráter, o foco, a firmeza, a força e a fé em nunca desistir dos meus sonhos", comemora o doutorando, que é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), campus Caraúbas, RN, desde 2014.

Outros trabalhos

Em 2019, a professora Girlaine Felisberto Aguiar foi a primeira estudante surda da UFCG a defender uma dissertação de mestrado pelo PPGLE. À época, seu trabalho inovou ao tratar da temática do ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, uma vez que os estudos desenvolvidos até então tratavam apenas do ensino de línguas estrangeiras, como o Inglês.

Assunto(s): inclusão