Página inicial > Últimas Notícias > Mobilização pela revitalização do Riacho das Piabas acontecerá nessa quarta
dia do meio ambiente

Mobilização pela revitalização do Riacho das Piabas acontecerá nessa quarta

Ação é organizada pela ONG Arrpia, da qual a UFCG faz parte

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 08h15
imagem sem descrição.

A ONG Articulação Interinstitucional pela Revitalização do Riacho das Piabas (Arrpia), da qual a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) faz parte, vai realizar na manhã dessa quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma passeata pelas ruas dos bairros Rosa Mística e Alto Branco, em Campina Grande, em defesa das nascentes do Riacho das Piabas e da Mata do Louzeiro.

A mobilização terá início às 8h, na Escola Frei Dagoberto Stucker, no bairro do Alto Branco, e contará com a participação de estudantes de escolas municipais da Zona Norte, comunidades religiosas da Paróquia São Francisco, integrantes das comunidades acadêmicas da UFCG e da UEPB, além de moradores da área e simpatizantes da causa ambiental.

A programação prevê o plantio simbólico de mudas de árvore nativas, apresentações culturais e a leitura de Carta Denúncia e de Cobrança aos Poderes Públicos.

"As áreas do riacho estão se tornando cada vez mais poluídas devido às práticas de gerenciamento da cidade. A lembrança dos campinenses das águas limpas represadas no Açude Velho, que foram o ponto de origem do povoamento, vila e cidade, está desaparecendo. Até mesmo os tomadores de decisão usam o termo "canal" para descrever o rio e o riacho, nesta história ambiental instável que ainda precisa ser esclarecida. Isso dá às pessoas a impressão errônea de que o sistema hidrográfico faz parte do sistema de esgoto da cidade", alerta o ativista e professor Veneziano Guedes, do curso de Ciências Biológicas da UFCG.

Com 19 km de extensão, o riacho das Piabas está localizado na Zona Norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, corta vários bairros da cidade até desaguar no Açude Velho. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

Assunto(s): dia do meio ambiente