Página inicial > Últimas Notícias > CCJS receberá sistema de iluminação pública mais eficiente
campus sousa

CCJS receberá sistema de iluminação pública mais eficiente

Previsão para implantação é para o mês de julho. Economia anual prevista é de R$ 56 mil

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 08h36

A área externa do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa, receberá no próximo mês de julho um sistema de iluminação pública mais eficiente. Serão substituídas 175 lâmpadas e luminárias, melhorando a visibilidade, segurança e conforto dos estudantes e colaboradores da instituição.

Os recursos para execução do serviço foram obtidos por meio do projeto de iluminação pública submetido pela Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) da UFCG e aprovado na Chamada Pública da Energisa Paraíba.

Será feito um investimento de R$ 199.770,70 no campus de Sousa, trazendo uma economia anual aproximada de R$ 56 mil na fatura de energia. A expectativa é que o serviço seja concluído em 20 dias após o início da execução.

Este é o segundo ano consecutivo que a UFCG tem projeto aprovado em Chamada Pública da Energisa Paraíba. Em 2023, o campus Campina Grande foi beneficiado com a substituição de luminárias nos setores A e B. A Energisa forneceu 85 luminárias e 130 refletores, com um valor total investido na ordem de R$ 149.878,36, gerando uma economia anual de R$ 40 mil para a Universidade.

Para Cláudio Pereira da Costa, engenheiro eletricista da UFCG e presidente da CICE, a parceria estabelecida entre a universidade e a Energisa Paraíba vem beneficiando a instituição de maneira a contribuir para a revitalização dos ambientes, segurança, redução de gastos, modernização de equipamentos e tecnologia, além da promoção da eficiência energética e sustentabilidade em âmbito institucional, conforme preconiza os objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS 7 e ODS 11).

“A iniciativa visa, mais uma vez, reduzir os custos de energia da Universidade, além da melhoria dos níveis de iluminação do campus. Essas medidas visam fomentar toda a comunidade e gestão universitária para uma cultura de uso eficiente da energia elétrica, transformando a UFCG em um agente de transformação energética, sustentável e ecologicamente consciente”, destaca.

Juntos, os dois projetos aprovados pela CICE/UFCG conseguiram angariar aproximadamente R$ 350 mil em recursos para atualização e modernização do patrimônio da instituição. A expectativa de economia gerada por esses sistemas, nos próximos cinco anos, será de aproximadamente R$ 480 mil.

Sobre a CICE

Instituída por meio da portaria Nº 107, de 06 de dezembro de 2022, a Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE/UFCG), objetiva propor, implementar e acompanhar medidas efetivas de conservação de energia. É função da CICE a implementação de iniciativas de IP eficiente em todos os ambientes institucionais, possibilitando não somente à redução do consumo de energia elétrica, mas também à oferta de benefícios considerados essenciais a toda a comunidade universitária.

Assunto(s): campus sousa