Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove a restauração de ecossistemas degradados no Semiárido
meio ambiente

UFCG promove a restauração de ecossistemas degradados no Semiárido

Projeto liderado pela professora Alecksandra Vieira foi objeto de matéria no jornal A União

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 15h54

Um projeto de restauração de ecossistemas degradados no Semiárido Brasileiro realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi tema de matéria publicada no último domingo, dia 23, no jornal A União.

Há quase um ano, a equipe, liderada pela professora Alecksandra Vieira, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, atua nas cidades de Livramento, Serra Branca e Sumé, no Cariri Paraibano, avaliando a estrutura e o funcionamento de ecossistemas ciliares, subsidiando a definição de estratégias e a construção de respostas para a conservação e a sustentabilidade socioambiental e econômica da região.

“Além do impacto social, a atuação na Bacia do Rio Paraíba contribui com dados que envolvem as matas ciliares com diferentes níveis de sucessão ecológica, a partir do acompanhamento e da observação dos processos de dinâmica de ecossistemas ciliares”, explica a pesquisadora.

Para Alecksandra, que desde 2013 atua no desenvolvimento de estratégias de preservação e restauração de biomas degradados do Semiárido, o principal objetivo das pesquisas realizadas na região é “propiciar aos moradores das faixas de terras secas, os conhecimentos e as condições relevantes para o desenvolvimento e a sustentabilidade regional”, destaca.

Financiado com recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no valor de R$ 529.733,60, o projeto também conta com o apoio do Laboratório de Ecologia e Botânica (Laeb) e do Viveiro para Produção de Mudas Nativas e Estudos de Ecologia e Dinâmica da Caatinga, realizando ações integradas juntos às comunidades, a exemplo de distribuição de mudas.

Confira aqui a matéria completa, publicada no Jornal A União, na página 20, caderno Radar Ecológico.

Assunto(s): meio ambiente