Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Um a cada 10 acidentes de trabalho ocorre na área da saúde, alerta especialista
Início do conteúdo da página
huac

Um a cada 10 acidentes de trabalho ocorre na área da saúde, alerta especialista

Durante palestra no HUAC, psicóloga destacou importância de cada funcionário na prevenção de ocorrências

  • Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 08h05

Auditório lotado e plateia atenta. Foi esse o clima durante a abertura da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na palestra inicial, cujo tema era “Família & Trabalho: Missão ou Razão?”, a psicóloga Mayvonne Morais levou o público a refletir sobre a importância de cada funcionário, individualmente, na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e de que forma isso tem relação com a família.

Segundo dados apresentados pela palestrante (que é especialista em Gestão Empresarial/Recursos Humanos com ampla experiência na área comportamental e de gestão de pessoas), de cada dez acidentes de trabalho, um ocorre na área de saúde, no atendimento hospitalar. Mais: os profissionais de enfermagem e da limpeza dos hospitais são os que mais sofrem. As informações constam do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, com base nos registros de 2017.

O alerta que os números despertam não para por aí. “Um estudo feito pela União Europeia apontou que a taxa de acidentes de trabalho na área de saúde é 34% maior que em outros setores. O índice de ocorrências não comunicadas no Brasil chega a 90%”, ressaltou a psicóloga Mayvonne Morais.

Ao apresentar as estatísticas, a especialista também destacou os fatores de risco no ambiente hospitalar (biológicos, físico-químicos, psicossociais e ergonômicos), reforçando a responsabilidade de cada indivíduo na valorização do trabalho seguro, o que implica diretamente a promoção da vida. Conforme a especialista, geralmente, o funcionário imagina que a prevenção de acidentes é apenas atribuição da empresa, mas se esquece de que também tem responsabilidades. Muitas vezes, há negligência do colaborador.

“Tudo o que se faz no trabalho tem um componente que reflete na família. A valorização do trabalho concorre para a valorização da vida, suas conquistas, seus esforços. Quem eu sou, a percepção que tenho de mim, o que me motiva e como eu ajo, tudo está interligado e afeta o trabalho. Meu trabalho é uma ameaça? Percebemos, evitamos e corrigimos os riscos? De que forma a falta de prevenção no trabalho pode afetar minha família?”, provocou a palestrante.  

Durante a explanação, também foram apresentadas algumas práticas que devem ser adotadas, visando a reduzir o número de acidentes de trabalho: identificar potenciais situações de risco; investir em medidas de segurança; adotar programas de prevenção e tratamento; acolher as medidas propostas nas campanhas de sensibilização; adotar sanções e medidas disciplinares.

Programação

A I Sipat do HUAC segue até sexta-feira, dia 12, com atividades diversas, como: Espaço da Autoestima (com corte de cabelo, maquiagem básica e spa das mãos e dos pés); jogos interativos; Blitz Postural; Blitz da Saúde (com aferição de pressão, teste de glicemia e orientações gerais sobre saúde); concurso de desenho para crianças filhas de colaboradores; apresentação musical, premiação e brindes. O evento é uma promoção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em parceria com o serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost).

Na programação, também há dois temas de grande interesse que serão abordados durante palestras: “Tabagismo ou Saúde: a escolha é sua”, que será ministrada pela médica Déborah Dantas (quarta-feira, 10, das 10h às 11h, no corredor da Fisioterapia); e “Você pode diminuir tudo na vida, menos o sono” (sexta-feira, 12, às 9h30min, no auditório) com apresentação da médica do sono Valéria Brandão.

(Ascom HUAC/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): huac
Fim do conteúdo da página