Aluno da UFCG é destaque em publicação do Instituto Claro
Em entrevista, Matheus Gomes fala da saída da zona rural de Olivedos, PB, à conquista da competição Campus Mobile, pela UFCG, e da viagem ao Vale do Silício, na Califórnia
O estudante Matheus Gomes, do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é um dos seis entrevistados no Relatório de Impacto 2023 do Instituto Claro, documento que destaca as iniciativas da entidade e conta as histórias de jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio dos projetos.
Matheus venceu a 11ª edição da competição Campus Mobile, promovida pelo Instituto Claro, com o projeto SimSilo, de monitoramento online de silos, na categoria Smart Farms (atual AgroTech), juntamente com os alunos Gabriel Melo e Gypson Ayres.
Como prêmio, ele viajou em 2023 para o Vale do Silício, na Califórnia, EUA, onde visitou empresas e instituições da área tecnológica, como Google e Microsoft, com outros jovens que também se destacaram na competição. Em 2024, ele se tornou um dos embaixadores da competição, orientando os participantes do Campus Mobile.
Na entrevista para a série Histórias Inspiradoras, ele fala sobre sua trajetória, a partir da saída da sua cidade natal, Olivedos, cidade de cinco mil habitantes, na Paraíba, para estudar e buscar um futuro melhor.
Filho de um trabalhador rural e de uma auxiliar de serviços gerais, Matheus decidiu, aos 14 anos, cursar Informática no IFPB sem nunca ter visto um computador pessoalmente. “Na primeira aula, o professor pediu para ligar o computador. Eu me assustei. Tinha 51 alunos, todos conseguiram ligar o computador e eu não consegui ligar o meu”, lembra. A ideia era, ao final do curso, conseguir emprego como caixa de supermercado.
Atualmente no 9º período do curso de Engenharia Agrícola da UFCG, ele ainda celebra a vitória na competição Campus Mobile, do Instituto Claro. “Saí da zona rural da Paraíba para a Califórnia, andando naquela área financeira, com prédios altos. Foi um choque de realidade muito grande. Ainda estou processando tudo, por isso, eu falo que foi um divisor de águas o ano de 2023. Depois dessa viagem, a lição que levo para minha vida é que nada é impossível.
Confira aqui a entrevista completa e o vídeo no YouTube.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais