Página inicial > Últimas Notícias > Instituto dos Cegos recebe programação do Festival Internacional de Música de CG
xv fimus

Apresentação do grupo Acorde On incluiu clássicos da música nordestina, bem como peças clássicas com novos arranjos

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 15h15
imagem sem descrição.

Aconteceu na manhã dessa terça-feira, dia 16, dentro da programação do XV Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), a apresentação do grupo Acorde On no Instituto dos Cegos de Campina Grande. O grupo, formando por músicos da cidade, apresentou clássicos da música nordestina, bem como peças clássicas com novos arranjos. Cerca de 20 frequentadores do Instituto prestigiaram o concerto.

“Nós preparamos um repertório de muita música regional baseada sobretudo em Luiz Gonzaga e outros compositores nordestinos como Accioly Neto, Petrúcio Amorim e Maciel Melo, e também clássicos da música erudita. A gente fez algumas peças de Beethoven mesclando com os gêneros nordestinos como xote, baião e arrasta-pé”, explicou o músico Marcos Lima, do Acorde On.

O recital foi o primeiro da série da programação do Fimus, intitulada Música para Todos, que tem como proposta democratizar o acesso à música para pessoas que de alguma forma não podem frequentar os teatros e salas de concerto.

De acordo com Vladimir Silva, diretor artístico do festival, ações como estas são importantes porque são inclusivas. “A gente possibilita o contato de todas as pessoas com a música, com artistas diferentes, com gêneros variados. Então é importante incluir outras instituições como o Hospital Universitário e o Lar da Sagrada Face”, disse.

Para Adenize Queiroz, presidente do Instituto dos Cegos, receber a programação do FIMUS significa “o reconhecimento à consolidação de todo um trabalho musical que o Instituto tem desenvolvido desde os primórdios da sua história. Nós trabalhamos desde a iniciação musical com os pequeninos até a profissionalização de pessoas que hoje vivem da música”.

(Ascom Fimus)

Assunto(s): xv fimus