UFCG participa de seminário sobre criação da Universidade Indígena
Evento, que aconteceu última segunda, dia 15, em Recife, PE, faz parte de série de consultas promovidas pelo MEC
O Ministério da Educação (MEC) realizou na última segunda-feira, dia 15, em Recife, PE, mais um seminário de escuta aos povos indígenas acerca da criação da Universidade Indígena. Esse foi o terceiro de uma série de 12 encontros voltados à escuta dos povos originários.
"O seminário foi fundamental para a escuta das necessidades e reivindicações dos povos indígenas para que se construa uma educação intercultural e diferenciada com eles e por eles", disse o procurador Educacional Institucional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Almir Anacleto (na foto abaixo), que representou a instituição no evento.
Segundo o procurador, a presença da UFCG no seminário demarca o compromisso da gestão da UFCG com as políticas afirmativas e de reparação histórica com os povos indígenas do nosso estado "e sinaliza que estamos à disposição para acolher a apoiar iniciativas como essas na nossa instituição", declarou.
A criação de universidades indígenas é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional.
Participaram do evento cerca de 55 pessoas, sendo a maioria indígenas dos estados Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, inclusive lideranças dos povos potiguaras e tabajaras egressos da Licenciatura Intercultural Indígena ministrada pela UFCG, recentemente reconhecida pelo MEC.
O curso iniciou suas atividades no período letivo 2009.2, após aprovação do Programa de Apoio à Formação Superior de Professores que atuam em Escolas Indígenas de Educação Básica (Prolind). Contudo, os trâmites administrativos para fins de reconhecimento não foram tomados no momento devido, acarretando o não reconhecimento do curso e a impossibilidade de emissão e registro dos diplomas dos egressos.
Após o reconhecimento do curso, realizado no mês passado por meio da Portaria Nº 209, de 23 de maio de 2024 do MEC, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a diplomação dos licenciados deve acontecer em breve.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais