Página inicial > Últimas Notícias > UFCG participa de seminário sobre criação da Universidade Indígena
educação superior

UFCG participa de seminário sobre criação da Universidade Indígena

Evento, que aconteceu última segunda, dia 15, em Recife, PE, faz parte de série de consultas promovidas pelo MEC

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 15h08
imagem sem descrição.

O Ministério da Educação (MEC) realizou na última segunda-feira, dia 15, em Recife, PE, mais um seminário de escuta aos povos indígenas acerca da criação da Universidade Indígena. Esse foi o terceiro de uma série de 12 encontros voltados à escuta dos povos originários.

"O seminário foi fundamental para a escuta das necessidades e reivindicações dos povos indígenas para que se construa uma educação intercultural e diferenciada com eles e por eles", disse o procurador Educacional Institucional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Almir Anacleto (na foto abaixo), que representou a instituição no evento.

Segundo o procurador, a presença da UFCG no seminário demarca o compromisso da gestão da UFCG com as políticas afirmativas e de reparação histórica com os povos indígenas do nosso estado "e sinaliza que estamos à disposição para acolher a apoiar iniciativas como essas na nossa instituição", declarou.

A criação de universidades indígenas é uma demanda antiga dos povos indígenas. Por meio delas, esses povos teriam garantia de gestão e de recursos para sua consulta e participação, em todas as etapas do processo de construção do projeto, priorizando a atuação dos indígenas em seu quadro institucional.

Participaram do evento cerca de 55 pessoas, sendo a maioria indígenas dos estados Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, inclusive lideranças dos povos potiguaras e tabajaras egressos da Licenciatura Intercultural Indígena ministrada pela UFCG, recentemente reconhecida pelo MEC.

O curso iniciou suas atividades no período letivo 2009.2, após aprovação do Programa de Apoio à Formação Superior de Professores que atuam em Escolas Indígenas de Educação Básica (Prolind). Contudo, os trâmites administrativos para fins de reconhecimento não foram tomados no momento devido, acarretando o não reconhecimento do curso e a impossibilidade de emissão e registro dos diplomas dos egressos.

Após o reconhecimento do curso, realizado no mês passado por meio da Portaria Nº 209, de 23 de maio de 2024 do MEC, publicada no Diário Oficial da União (DOU), a diplomação dos licenciados deve acontecer em breve.

Assunto(s): educação superior