Página inicial > Últimas Notícias > HUAC e Prefeitura de CG avançam em parceria para ampliar oferta de serviços
saúde

HUAC e Prefeitura de CG avançam em parceria para ampliar oferta de serviços

Uso das instalações do Hospital Pedro I para realização de pequenas cirurgias foi uma das medidas acertadas

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h16

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, será ampliada nos próximos dias, proporcionando melhorias na assistência oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema foi tratado em encontro ocorrido na sede do HUAC, entre o superintendente do hospital, Homero Rodrigues, e o prefeito Romero Rodrigues. Na ocasião, ficou acertado que o HU poderá utilizar o centro cirúrgico do Hospital Pedro I para a realização de cirurgias de pequeno porte.

Na reunião, intermediada pelo vereador Alexandre do Sindicato (PHS) e a presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereadora Ivonete Ludgério, e ocorrida na terça-feira à tarde (9), foram apresentadas ao prefeito campinense as demandas do HUAC: atualização dos valores da contratualização do hospital com a PMCG, que é o órgão gestor do SUS no âmbito municipal; e utilização do centro cirúrgico do Hospital Pedro I para realização de cirurgias de pequeno porte com médicos do Hospital Universitário. Outro ponto de pauta foi a ampliação da estrutura física do HUAC por meio de cessão de prédio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que hoje serve ao Tribunal de Justiça do Estado, mas que também era pleiteado pela Prefeitura.

"A reunião com o Prefeito de Campina Grande e a secretária de Saúde revestiu-se de muita importância na medida em que enfatizamos a necessidade de revisão da nossa contratualização, pois os repasses orçamentários encontram-se em descompasso com o volume de serviços produzidos, particularmente depois da adesão à Ebserh. Hoje, estamos superando a meta contratual em 50% (média complexidade) e 400% (alta complexidade). Fizemos ver aos visitantes que reconhecíamos as dificuldades decorrentes dos limites de financiamento para cada município e a defasagem da tabela de procedimentos do SUS, mas que esperávamos melhor atenção ao HUAC-UFCG, posto que é um dos maiores prestadores de serviço da rede local", afirmou o superintendente Homero Rodrigues.

Os temas abordados tiveram recepção positiva por parte do prefeito Romero Rodrigues. De imediato, ele recomendou à secretária de Saúde Luzia Pinto, também presente ao encontro, que avançasse nas discussões técnicas sobre a repactuação do atual contrato com o HUAC, que data de 2006. O chefe do Executivo campinense também se prontificou em colaborar, no que fosse preciso, para destravar a liberação do prédio do antigo Departamento de Comunicação Social da UEPB para o HUAC. Além disso, orientou a titular da pasta da saúde a executar as medidas necessárias para a viabilização da parceria entre o HUAC e o Hospital Pedro I. Uma nova reunião, dessa vez técnica, está agendada para o dia 15 de abril.

“Estamos tentando, de forma bastante harmônica, juntar as possibilidades que temos de oferecer espaço ao HU na realização de cirurgias. A Prefeitura vai disponibilizar o centro cirúrgico do Pedro I como também os leitos necessários para o pós-operatório. Entendo que é momento de juntar as forças para oferecer o melhor à população campinense e paraibana que é assistida pelo Hospital Universitário”, afirmou Romero Rodrigues.

Sobre a contratualização, o prefeito disse que não era apenas uma demanda do HU, mas também da prefeitura. “É impressionante como cresceu a demanda de serviços oferecidos pelo Hospital Universitário nos últimos anos. Eu diria que o HU é antes e após a administração pela Ebserh. A gestão mudou substancialmente, temos de reconhecer o mérito. Melhorou muito. Cresceu e evoluiu significativamente”, destacou, ressaltando que tanto o HUAC quanto a PMCG estão com necessidade de ampliação de teto em relação à contratualização e aos valores repassados pelo SUS.

Para a secretária de Saúde da PMCG, é uma perspectiva muito positiva poder ampliar a parceria com o Hospital Universitário. “O HU, nos últimos dois anos, cresceu assustadoramente o número de procedimentos, com ampliação de serviços em todas as áreas, desde laboratório e análises clínicas a exames mais complexos, representando uma nova etapa na saúde pública de Campina Grande”.

Apoios

Após a reunião, a presidente da Câmara Municipal de Campina Grande destacou que o Legislativo é um parceiro do Hospital Universitário para a ampliação da prestação dos serviços de saúde. “Recebemos o apelo de Dr. Homero e logo nos colocamos à disposição para ir em busca de parcerias para a liberação do imóvel onde funcionava a Faculdade de Comunicação. Desta forma, já solicitamos ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Márcio Murilo, que o espaço fosse reservado para o HUAC”, disse Ivonete Ludgério.

O vereador Alexandre do Sindicato também tem se empenhado nesse processo. “Estou muito feliz em participar desse momento, que é importantíssimo para a nossa cidade, quando a Prefeitura de Campina Grande e o HU se unem para trazer mais benefícios para a população”. O encontro também contou com a presença de parte da diretoria do HUAC: Valdevino Pedro Messias Neto (chefe da Divisão Médica), Cândida Cavalcanti (Divisão de Gestão do Cuidado) e Consuelo Padilha (gerente da Atenção à Saúde).

(Ascom HUAC/UFCG) (Foto: Leonardo Silva)

Assunto(s): saúde