Evento sobre conservação do acervo arquitetônico moderno será realizado na UFCG
Seminário regional acontecerá de 3 a 5 de outubro, no campus sede. Inscrições estão abertas
De 3 a 5 de outubro, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a organização Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Moderno na Paraíba (Docomomo-PB), promoverá o X Seminário Docomomo Norte e Nordeste 2024. O evento será realizado no campus sede, com transmissão online.
Sob a temática Conservar já. Documentar sempre, o seminário pretende refletir sobre a necessidade emergencial de se partir para uma política preservacionista voltada à conservação do acervo arquitetônico moderno, especificamente direcionando à discussão em volta dos conceitos de modernidade, tectônica e patologias das construções modernas, sem deixar de lado os caminhos a serem trilhados em prol da salvaguarda documental.
Esta décima edição do evento será dividida em dois eixos temáticos: documentação do moderno (Eixo 1) e conservação do moderno (Eixo 2). As inscrições são realizadas no site do Seminário. As taxas custam entre R$ 80 e R$ 300.
Na programação, haverá palestras, mesas de debates, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos dialogando com as seguintes linhas de pesquisa: Práticas projetuais no moderno: obras e personagens; Tectônica da modernidade, tecnologias da construção; Patrimônio arquitetônico industrial da modernidade; Design moderno: arte, cultura e comunicação; Escalas da paisagem moderna: da cidade ao jardim; História da arquitetura e da cidade moderna; e Arquivos e acervos da modernidade.
A realização é da organização Docomomo, Núcleo Paraíba; e do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Lugar (Grupal) da UFCG.
O que é a arquitetura moderna?
Arquitetura moderna (ou modernista) é um estilo arquitetônico que surgiu na primeira metade do século XX, originária do movimento moderno e representa o minimalismo externalizado na arquitetura, cujo conceito é fundamentado na simplicidade e valorização das formas geométricas aliando forma e função nas edificações.
Esse estilo é reconhecido por priorizar o racionalismo e funcionalismo em suas obras e pela inovação na aplicação de novos materiais construtivos que começaram a ser expandidos a partir do contexto histórico de industrialização da época, como concreto armado, esquadrias de aço e também o uso de vidro, aliando assim os ideais da arquitetura moderna com as possibilidades do mercado da construção civil proporcionados pelos avanços tecnológicos da revolução industrial.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais