Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG participarão de intercâmbio sobre educação antirracista em Moçambique
CAMINHOS AMEFRICANOS

Dois estudantes do curso de Geografia do campus sede, estão entre os 50 selecionados em todo o País para integrar a primeira edição do Programa “Caminhos Amefricanos: Intercâmbio Sul-Sul”

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2024, 11h18

Os alunos Carlos Eduardo de Araújo e José Vanderson da Silva Melo, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, foram selecionados para participar do Programa “Caminhos Amefricanos: Intercâmbio Sul-Sul, edição Moçambique”, que visa promover a educação antirracista, a partir da troca de experiências, conhecimentos e políticas públicas em países do sul global para docentes e estudantes de licenciatura. Dentre 980 inscritos, os estudantes ficaram entre os 50 selecionados em todo o Brasil pela iniciativa. Nesta primeira edição do Programa, eles farão um intercâmbio de 15 dias, ainda neste mês de setembro, na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.

Aluno do 7° período do curso de Geografia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desde 2022, Carlos Eduardo passou a observar, das experiências vivenciadas em sala de aula, dificuldades no ensino da História, Geografia e Cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos educacionais de nível fundamental e médio. A partir daí, o estudante passou a trabalhar num projeto que visa desenvolver materiais didáticos (Histórias em Quadrinhos - HQs) para serem utilizados pelos profissionais da educação, desde o ensino básico até a graduação. De acordo com Carlos, o objetivo é “aprender e ensinar sobre a História e a Cultura Africana e cabo-verdiana, de forma lúdica, aprofundada e interdisciplinar, livre de estereótipos”.

Para o estudante, o intercâmbio em Moçambique “será uma oportunidade de viver de perto e de dentro, ouvir, sentir as pessoas, enxergar os seus modos de vida, fotografar lugares e registrar histórias. Tudo isso, me fornecerá base para pensar cuidadosamente o enredo, os personagens, as cores, imagens, textos e contextos que integrarão as narrativas quadrinizadas, levando os leitores, alunos e professores a viver e aprender comigo neste intercâmbio”.

Já para José Vanderson, aluno do 9° período do curso de Geografia e também bolsista do Pibid, o projeto selecionado teve como proposta pensar em uma Geografia antirracista, para além da sala de aula, que busque valorizar os sujeitos, por meio de práticas pedagógicas.

Após retornar do intercâmbio, o estudante pretende aplicar oficinas, a fim de fortalecer a formação continuada de professores de Geografia, a partir das vivências e conhecimentos apreendidos durante a troca de saberes no País africano (Moçambique).

“Penso que será uma experiência fantástica de conhecer parte do continente africano com um novo olhar, para além do que nos é apresentado em notícias e no próprio livro didático. Assim, me entendo como um porta-voz dessa realidade, para, dessa forma, desfazer este estereótipos”, destacou o José Vanderson.

O intercâmbio ocorrerá no período de 16 a 30 de setembro, quando os estudantes receberão auxílios para deslocamento, diárias, seguro saúde, emissão de passaporte e solicitação de visto de entrada em Moçambique, totalizando o valor de R$ 24,7 mil para despesas com a viagem.

Sobre o Programa

Criado pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023, o Programa “Caminhos Amefricanos: Intercâmbio Sul-Sul” tem como objetivo combater o racismo e promover a igualdade racial no Brasil, por intermédio de intercâmbios de curta duração no exterior, particularmente, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. Nesta primeira edição, os países contemplados pelo programa são Cabo Verde, Colômbia e Moçambique.

Concorreram às bolsas do Programa estudantes pretos, pardos ou quilombolas regularmente matriculados a partir do 5º semestre dos cursos de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.

Para a participação na viagem de intercâmbio em Moçambique, os candidatos selecionados realizaram um curso de formação no período de 22 de julho a 22 de agosto.

Entre as ações da iniciativa, estão a construção de modelos de plano de aula, ou sequência didática, orientada pelos professores formadores para a elaboração do produto final do Programa.

Assunto(s): CAMINHOS AMEFRICANOS