Projeto da UFCG conquista 2º lugar em prêmio internacional promovido pela Revista Nature
Coordenado pela professora Maria Creuza de Araújo, do campus Sumé, o projeto de extensão incentiva meninas a ingressarem nas Ciências Exatas. Ao todo, foram inscritos 2.400 projetos, de 65 países. Premiação aconteceu em Londres, na Inglaterra
Um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou o 2º lugar do Prêmio Internacional Nature Inspiring Women in Science Awards 2024, promovido pela empresa Estée Lauder e pela revista Nature, considerada o principal periódico científico multidisciplinar do mundo. O resultado final foi divulgado no último dia 31 e a premiação aconteceu em Londres, na Inglaterra.
Único projeto brasileiro selecionado, o CaririTec é realizado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé, e foi premiado na categoria Divulgação Científica.
Foram premiadas iniciativas que apoiam meninas ou mulheres jovens a se envolverem, desfrutarem e estudarem disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) ou a aumentarem a quantidade de mulheres em carreiras nessas áreas. Ao todo, foram inscritos 2.400 projetos, de 65 países.
Para a professora Maria Creuza de Araújo, que coordena o projeto, “é muito gratificante saber que uma iniciativa realizada no Carri paraibano foi considerada umas das atividades de maior impacto na inserção feminina nas Ciências Exatas em todo o mundo. Isso nos traz ainda mais motivação para apoiar meninas nas lutas por seus sonhos”, destacou.
Para ela, ter o trabalho reconhecido mundialmente é a certeza que o projeto está no caminho certo. “Sempre digo às minhas alunas e companheiras de projeto que se conseguirmos modificar a vida de uma pessoa para melhor, todo o nosso esforço já valeu a pena. Este reconhecimento vem do fato de que todas as nossas atividades são feitas com muito amor e dedicação. Agradeço a todas as meninas que já foram extensionistas. Esse prêmio é nosso! Agradeço a todos os professores, técnicos e pessoas que nos apoiam nos eventos. Vocês são essenciais”, enfatizou.
Sobre o CaririTec
O CaririTec visa o aumento de matrículas e a diminuição de evasão de meninas nos cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática a partir de algumas vertentes. A primeira é a diminuição de estereótipos, para que as mulheres percebam que têm capacidade de trabalhar em áreas ditas como majoritariamente masculinas. O projeto desenvolve atividades de concientização, tais como mesas redondas, palestra e divulgação de materiais em redes sociais, como indicação de livros, filmes e artigos. A segunda é a capacitação profissional, normalmente, durante a Semana Tecnológica do Cariri, na qual são realizados cursos, oficinas e palestras, que trazem aprofundamento em áreas de estudos das Engenharias oferecidas no CDSA. Por fim, a motivação de alunos no Ensino Médio, a partir de palestras em escolas, apresentação dos laboratórios da Universidade, de experimentos, assim como mostras tecnológicas, nas quais alunos da UFCG demonstram projetos e experiemntos de forma lúdica e didática
Para acompanhar as ações do projeto, siga o CaririTec na rede social >> https://www.instagram.com/cariritec_ufcg/
(Ascom UFCG)
Redes Sociais