Engenheiro formado na UFCG desenvolve ferramenta para maximizar a eficiência de parques eólicos
Djayr Bispo atualmente é pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, onde apresentou seminário nessa quinta, dia 21
Um engenheiro formado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está desenvolvendo uma ferramenta computacional com o objetivo de maximizar a eficiência produtiva de parques eólicos a partir da previsão da velocidade do vento e de geração de energia.
Djayr Bispo, que é graduado em Engenharia Mecânica pela UFCG, atualmente é pesquisador visitante de pós-graduação na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, EUA, onde apresentou seminário sobre seus estudos nessa quinta-feira, dia 21.
"É um imenso orgulho levar o nome da UFCG num evento desse porte", declarou Djayr, que é doutorando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz doutorado sanduíche na UCLA por um período de 6 meses.
"A previsão de energia de curto prazo de turbinas eólicas operando no Nordeste do Brasil é o tópico principal do meu estudo", adianta o pesquisador, que defende que a eficiência da rede elétrica global deve ser maximizada para atender à demanda crescente e diminuir seus efeitos no meio ambiente.
Nordeste lidera produção de energia eólica
O Nordeste sedia 93% das usinas eólicas em operação no país e, devido aos ventos fortes, constantes e unidirecionais, registra fator de capacidade da produção muito acima das outras regiões. No mês de agosto, por exemplo, registrou recordes consecutivos na geração de energia eólica, chegando a produzir, por alguns minutos, 180,4% de toda demanda da região, o suficiente para abastecer todo o Nordeste e ainda atender à demanda dos estados do Rio de Janeiro e Goiás.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais