UFCG realiza capacitação de policiais militares em Segurança Cibernética
Curso está sendo ministrado no Laboratório de Ensino Informatizado. Participam da capacitação 19 policiais de diversas áreas da corporação
Criptografia, backups, firewalls, análise de vulnerabilidades e evidências digitais. Estes são alguns dos conceitos que estão se somando aos conhecimentos tradicionais de combate ao crime de policiais militares que estão participando, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de um curso de capacitação em Segurança Cibernética.
"Essa oportunidade de cooperação com a UFCG viabiliza o fortalecimento e a valorização de uma cultura organizacional pautada na segurança e prepara nossos policiais para os desafios do mundo digital", destacou o Capitão PM Alessandro Andrade.
O curso é um desdobramento do programa Hackers do Bem, que está sendo desenvolvido pela UFCG junto à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) com o objetivo fortalecer a capacitação de novos profissionais, desenvolver ferramentas que facilitam e promovem a educação em cibersegurança no Brasil.
"É uma oportunidade única de aprimorar suas habilidades e conhecimentos em segurança cibernética, com o auxílio de professores experientes e recursos de alta qualidade”, explica o professor Edmar Gurjão, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, que está ministrando o curso juntamente com o professor Leocarlos Bezerra.
“Acreditamos que essa capacitação terá um impacto significativo na atuação da PMPB no combate aos crimes digitais, contribuindo para a segurança da sociedade paraibana”, observou.
Participam do curso 19 policiais militares de diversas áreas da corporação. A capacitação acontece no Laboratório de Ensino Informatizado da Graduação da UFCG, no campus sede, e tem duração de 60 horas-aulas e intervalo de 90 dias para realização.
(Ascom UFCG, com dados da PM/PB)
Redes Sociais