Equipe da UFCG é finalista da 13ª edição de concurso do Instituto Claro
O projeto Horti Fácil, das alunas de graduação e mestrado em Ciência da Computação, Anna Lira, Mayara Pinheiro e Sheila Paiva, visa conectar o produtor rural diretamente com o consumidor final

Mais uma vez, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os finalistas do Campus Mobile, concurso de ideias e soluções para mobile que gerem impacto social promovido pelo Instituto Claro.
O projeto Horti Fácil, das alunas de Ciência da Computação Anna Lira (mestrado), Mayara Pinheiro (graduação) e Sheila Paiva (mestrado), ficou entre os 18 projetos finalistas do concurso, anunciados na sexta-feira, dia 14, após a Semana Imersiva que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) e na sede da Claro, em São Paulo.
Na Semana Imersiva, 230 participantes de 24 estados brasileiros receberam treinamento sobre o desenvolvimento dos projetos e sobre a elaboração de um protótipo. Ao final, apresentaram seus projetos para Banca de Avaliação.
O Horti Fácil trata-se de um marketplace que conecta diretamente o produtor rural aos consumidores finais e conquistou um lugar na final na categoria Green Tech & Agtech.
Confira aqui os finalistas.
Os projetos finalistas ganharam R$ 2.700, cada. A próxima etapa, de finalização do protótipo, vai até 6 de maio.
Os projetos vencedores serão premiados com R$ 9 mil e uma viagem de imersão para a cidade de São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, com visitas a empresas e instituições de pesquisa. A viagem está prevista para ocorrer no mês de setembro.
Histórico de vitórias
Esta é a quinta vez que a UFCG figura entre os finalistas do Campus Mobile, sendo que em duas ocasiões as equipes da instituição foram vitoriosas.
Em 2021, o projeto HidroponUP, dos alunos Matheus Gomes e Gabriel Santos, juntamente com Luciano dos Santos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi finalista na categoria Smart Farms (Fazendas Inteligentes).
Em 2023, na mesma categoria, dois projetos da UFCG foram finalistas do concurso: o AutoPiscicultura, dos alunos Anderson Almeida e Joelson Isidro, e SimSilo, de Gabriel Melo, Gypson Ayres e Matheus Gomes, sendo este último o projeto vencedor da competição.
Em 2024, a UFCG conquistou novamente o primeiro lugar da competição, desta vez na categoria Green Tech & Ag Tech, com o aplicativo SustenTerra, desenvolvido por Andrielly Lucena, Davi Sousa e Helen Cavalcanti, do curso de Ciência da Computação.
Acompanhe todas as informações da competição no site https://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/
(Ascom UFCG)
Redes Sociais