EDUFCG lança livro que retrata cotidiano em assentamento de Reforma Agrária
Obra de autoria da servidora Carla Mailde reúne 86 fotografias da flora, fauna e aspectos econômicos e culturais do Assentamento Mandacaru

Um olhar único sobre a própria realidade. Assim pode ser definido o livro Assentamento Mandacaru: imagens da Reforma Agrária, recentemente publicado pela Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG), que retrata, por meio de 86 fotografias, a flora, a fauna e aspectos econômicos e culturais do lugar.
"As imagens foram capturadas através de uma pesquisa de campo, com o objetivo de realizar uma exposição fotográfica apresentada ao público no dia 17 de abril de 2022, Dia Nacional da Reforma Agrária, na casa sede do Assentamento Mandacaru", explica a autora da obra, Carla Mailde, servidora do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus Sumé. "O objetivo foi contribuir para desmistificar algumas crenças e criar outras sobre o significado da Reforma Agrária, com um olhar particular sobre esse território do Cariri Paraibano", resumiu.
Situado na zona rural do município de Sumé, o Assentamento Mandacaru foi criado em 1999 a partir da desapropriação da então Fazenda Feijão. Reúne atualmente 106 famílias que se dedicam, em seus 4.392 hectares, à caprinocultura, ovinocultura e ao plantio de feijão, milho, batata-doce, jerimum, melancia e hortaliças, além de outras atividades econômicas.
Baixe aqui o livro.
(Ascom UFCG, com dados do CDSA/UFCG)
Redes Sociais