Ir direto para menu de acessibilidade.
Ir para o conteúdo
GovBR
Página inicial > Últimas Notícias > "A crença inabalável no poder transformador da educação nos guiará nos próximos anos", diz Camilo Farias
Início do conteúdo da página
solenidade

"A crença inabalável no poder transformador da educação nos guiará nos próximos anos", diz Camilo Farias

Cerimônia de investidura no cargo do reitor e posse da vice-reitora, Fernanda Leal, aconteceu nessa sexta

  • Publicado: Sábado, 29 de Março de 2025, 16h10
imagem sem descrição.

Diante de uma plateia lotada por integrantes da comunidade acadêmica, autoridades e representantes dos mais variados segmentos da sociedade, foi realizada na noite dessa sexta-feira, dia 28, no Centro de Eventos Rosa Tânia, no campus sede, a solenidade de investidura do professor Camilo Farias no cargo de reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

A cerimônia, que também marcou a posse da vice-reitora, professora Fernanda Leal, e de integrantes da equipe administrativa, teve início com apresentações musicais do professor Lemuel Guerra e seguiu antigos ritos cerimoniais acadêmicos, com o reitor recebendo, de sua mãe, esposa, irmã e filha, as tradicionais vestes talares, que simbolizam a renúncia do indivíduo em prol da instituição.

 

Na sequência, foi dada a palavra ao professor Mário Araújo Filho, como decano do Conselho Universitário, que ressaltou a importância da posse dos novos dirigentes como retomada do processo democrático na universidade, interrompido há quatro anos. "Que a história e a memória dos que construíram a nossa instituição possam iluminar os caminhos e as ações dos novos dirigentes da UFCG".

 

Representantes dos segmentos que integram a instituição também saudaram os novos dirigentes. Em pronunciamento contundente, o professor Vanderlan Silva, falando por todos os docentes da universidade, enalteceu a conclusão do processo de escolha do novo reitorado, com a nomeação dos mais votados pela comunidade acadêmica. "A democracia moderna é o que faz luz às trevas que vivemos outrora na UFCG. Nós escolhemos a UFCG livre, autônoma. Nós escolhemos a democracia", finalizou.

 

Dilene de Fátima, representante dos servidores técnicos-administrativos, definiu a cerimônia como uma celebração à vitória da vontade dos que fazem a UFCG. "Ao nosso reitorado, desejamos sabedoria, coragem e sensibilidade para liderar essa universidade com o compromisso de ouvir e representar toda a comunidade acadêmica. Estamos juntos nessa jornada", concluiu.

 

O estudante do curso de Direito, Anthony Pedro, falou pelos discentes da instituição. Dirigindo-se aos novos gestores, declarou que os estudantes estão juntos com a Reitoria na construção de uma nova realidade universitária. "Claro que o movimento estudantil sempre é oposição e sempre deve ser, mas agora seremos oposição a uma gestão eleita, a uma gestão que conversa. Agora, o movimento estudantil da UFCG poderá voltar a crescer sem ser perseguido", destacou.

 

O deputado estadual Tovar Correia fez um apelo para que a UFCG, ao lado das diversas instituições que promovem o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, possam se entrelaçar na busca de melhorias para a população. "Que a universidade esteja de portas abertas, através de Camilo e Fernanda, produzindo e disponibilizando essas soluções para a sociedade".

 

"Esse momento renova a nossa esperança", declarou o vice-governador Lucas Ribeiro, citando o preocupante movimento de negacionismo científico que teve destaque nos últimos anos. "Esse momento, hoje, mostra que estamos caminhando, estamos vencendo". Citando parcerias com a UFCG, como a construção do radiotelescópio Bingo, reforçou a determinação do Governo do Estado em colaborar com novos projetos. "Estamos à disposição", afirmou.

 

O ex-reitor Vicemário Simões disse se considerar um cidadão que está transmitindo o cargo. "Essa afirmação se deve ao fato de ter sido eu o último reitor eleito. Isto é, estaria concluindo o meu mandato agora. Portanto, como entrei pela porta da frente, me sinto saindo pela mesma porta", destacou, desejando sucesso aos novos gestores.

 

 

Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora na UFCG, a professora Fernanda Leal saudou as "muitas outras mulheres que compõem a gestão superior e os vários setores da instituição. Esse lugar não é apenas meu, mas é de todas nós".

 

Ela também fez reflexões a respeito dos desafios da nova gestão. "A caminhada que fizemos nos 11 centros da UFCG, mais do que a busca por uma vitória em um pleito, foi a oportunidade de conhecermos e reconhecermos que nossa UFCG, além de imensa e potente, ainda é, infelizmente, desigual em relação a direitos, a acessos, a espaços e conquistas. É desigual também em relação à questão do gênero, de raça e de classe. Ela reproduz, porque não está à parte, tudo aquilo que devemos superar na nossa sociedade mais ampla. Por isso, chego à vice-reitoria da UFCG, junto com o professor Camilo, com o compromisso de lutar para que superemos esses desafios, que ainda impedem que nossa grandeza institucional seja justa e plena para toda a comunidade".

 

 

Encerrando a solenidade, o reitor Camilo Farias lembrou sua trajetória acadêmica. "Eu cheguei nesta casa aos 16 anos. Na graduação e no mestrado, vivenciei os desafios e oportunidades que esta universidade me ofereceu. Trabalhei na monitoria, participei da iniciação científica, fiz estágios e tive a honra de fazer um intercâmbio no Japão. Só a educação e a universidade são capazes de tamanha mudança na vida de um jovem sonhador", observou.

 

Após discorrer sobre o período de intervenção, indicou os rumos que serão seguidos na nova gestão. "Escolhemos pessoas que defendem a democracia, que têm capacidade dialógica e que amam esta universidade. Nosso projeto para a UFCG tem compromissos e valores inegociáveis: democracia, justiça social, transparência, ética, desenvolvimento sustentável, inclusão, diálogo, agilidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e gestão", destacou.

 

Finalizou lembrando uma citação da sua mãe, senhora Elsa Simões, "que sempre dizia que a educação era a solução para o nosso futuro e a melhor herança que ela poderia nos deixar. Minha mãe é professora e eu também, e é essa crença inabalável no poder transformador da educação que nos guiará nos próximos anos".

 

Assista aqui a solenidade na íntegra.

 

(Ascom/UFCG)

registrado em:
Assunto(s): solenidade
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.