Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG mantém elevado conceito nos indicadores de qualidade da educação superior
Início do conteúdo da página
igc

UFCG mantém elevado conceito nos indicadores de qualidade da educação superior

Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Medicina, do campus sede, obtiveram o conceito máximo no Enade

  • Publicado: Terça, 15 de Abril de 2025, 09h42
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou na última sexta-feira, dia 11, os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023:  o Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), cujas notas vão de 1 a 5.

 

Dos 22 cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados em 2023, três obtiveram avaliação máxima no Conceito Enade: nota 5. Foram eles: Arquitetura e Urbanismo (CTRN), Engenharia Civil (CTRN) e Medicina (CCBS), todos ministrados no campus sede.

 

Onze cursos obtiveram conceito 4: Enfermagem (CCBS), Enfermagem (CES), Enfermagem (CFP), Engenharia Civil (CCTA), Engenharia Elétrica (CEEI), Engenharia Florestal (CSTR), Engenharia Mecânica (CCT), Farmácia (CES), Medicina (CFP), Nutrição (CES) e Odontologia (CSTR) .

 

Ficaram com conceito 3 os cursos de Agronomia (CCTA), Engenharia de Produção (CDSA), Engenharia Química (CCT) e Medicina Veterinária (CSTR).

 

Com conceito 2, considerado insatisfatório, seguem as graduações de Engenharia de Alimentos (CTRN), Engenharia de Alimentos (CCTA) e Engenharia Ambiental (CCTA).

 

O curso de Engenharia de Produção (CCT) apareceu na lista como “sem conceito” porque não teve nenhum concluinte participante na edição 2023 do Enade.

 

Demais indicadores

 

Além do Conceito Enade, o INEP também apresentou o Conceito IDD, que quantifica o quanto o curso agregou ao estudante concluinte, ingressante no curso avaliado via ENEM, durante sua graduação; o Conceito CPC - indicador de qualidade do curso de graduação, e o Conceito IGC - indicador de qualidade da instituição.

 

“Em geral, se compararmos os indicadores obtidos em 2019 com os obtidos em 2023, observa-se uma tendência de melhoria, principalmente uma diminuição dos conceitos 3 e um aumento no número de cursos com conceitos 4", explicou Antônio José da Silva, Procurador Educacional Institucional (PEI).

 

"Um fato a se comemorar é o aumento (de 2,46%) no indicador de qualidade da instituição – que foi de 3,5290, faixa de conceito 4, mantendo-se entre as instituições com elevado conceito nos indicadores de qualidade. É o maior IGC em toda série histórica, superando o indicador de 2012, que foi de 3,5031”, destacou.

 

Confira aqui todos os indicadores publicados.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): igc
Fim do conteúdo da página