UFCG mantém elevado conceito nos indicadores de qualidade da educação superior
Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Medicina, do campus sede, obtiveram o conceito máximo no Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou na última sexta-feira, dia 11, os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023: o Conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), cujas notas vão de 1 a 5.
Dos 22 cursos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) avaliados em 2023, três obtiveram avaliação máxima no Conceito Enade: nota 5. Foram eles: Arquitetura e Urbanismo (CTRN), Engenharia Civil (CTRN) e Medicina (CCBS), todos ministrados no campus sede.
Onze cursos obtiveram conceito 4: Enfermagem (CCBS), Enfermagem (CES), Enfermagem (CFP), Engenharia Civil (CCTA), Engenharia Elétrica (CEEI), Engenharia Florestal (CSTR), Engenharia Mecânica (CCT), Farmácia (CES), Medicina (CFP), Nutrição (CES) e Odontologia (CSTR) .
Ficaram com conceito 3 os cursos de Agronomia (CCTA), Engenharia de Produção (CDSA), Engenharia Química (CCT) e Medicina Veterinária (CSTR).
Com conceito 2, considerado insatisfatório, seguem as graduações de Engenharia de Alimentos (CTRN), Engenharia de Alimentos (CCTA) e Engenharia Ambiental (CCTA).
O curso de Engenharia de Produção (CCT) apareceu na lista como “sem conceito” porque não teve nenhum concluinte participante na edição 2023 do Enade.
Demais indicadores
Além do Conceito Enade, o INEP também apresentou o Conceito IDD, que quantifica o quanto o curso agregou ao estudante concluinte, ingressante no curso avaliado via ENEM, durante sua graduação; o Conceito CPC - indicador de qualidade do curso de graduação, e o Conceito IGC - indicador de qualidade da instituição.
“Em geral, se compararmos os indicadores obtidos em 2019 com os obtidos em 2023, observa-se uma tendência de melhoria, principalmente uma diminuição dos conceitos 3 e um aumento no número de cursos com conceitos 4", explicou Antônio José da Silva, Procurador Educacional Institucional (PEI).
"Um fato a se comemorar é o aumento (de 2,46%) no indicador de qualidade da instituição – que foi de 3,5290, faixa de conceito 4, mantendo-se entre as instituições com elevado conceito nos indicadores de qualidade. É o maior IGC em toda série histórica, superando o indicador de 2012, que foi de 3,5031”, destacou.
Confira aqui todos os indicadores publicados.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais