Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG firma acordo com universidade portuguesa para intercâmbio de pesquisadores
Início do conteúdo da página
CIÊNCIAS HUMANAS

UFCG firma acordo com universidade portuguesa para intercâmbio de pesquisadores

Protocolo de intenções foi firmado no último dia 14, junto à direção da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa

  • Publicado: Quinta, 15 de Mai de 2025, 10h23

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) firmou, no último dia 14, um protocolo de intenções com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa para a internacionalização de Programas de Pós-Graduação Profissionais e Acadêmicos do Centro de Humanidades (CH) e de Engenharia e Gestão de Recursos Naturais do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN). O Acordo de Cooperação Internacional, que deverá ser assinado nos próximos dias, prevê o intercâmbio de ações de Ensino, Pesquisa e Extensão entre pesquisadores das duas instituições.   

 

Fruto de uma missão científica coordenada pela professora Juciene Ricarte Cardoso, da Unidade Acadêmica de História (UAHis), o acordo prevê, ainda, duas vagas gratuitas no mestrado em História a distância (EaD) da Universidade Nova de Lisboa para dois estudantes egressos dos cursos de História e Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG. “O mestrado, que é pago, será gratuito para os nossos egressos”, destacou a professora, que é indígena da etnia Tarairiú, da Paraíba.

 

Catálogo Temático

 

Juciene Ricarte foi uma das 20 pesquisadoras brasileiras que, no final da década de 90, participou do Projeto Resgate Barão do Rio Branco pelo Ministério da Cultura no Arquivo Histórico Ultramarino, em Portugal, reunindo milhares de imagens de documentos coloniais digitalizados e verbetados.

 

A partir da pesquisa, no ano de 2023, como consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura, a professora organizou um catálogo de documentos sobre História e Culturas Indígenas e História e Cultura Negra no Brasil.

 

“O projeto não é só voltado para a documentação dos povos indígenas, mas trata sobre a escravização negra no Brasil, contemplando a Lei 11. 645/08, que obriga que escolas trabalhem com os dois temas pesquisados”, acrescentou. Para a professora, o material é de grande relevância para os pesquisadores indígenas, que estão produzindo cada vez mais seus próprios livros sobre a História Indígena do Brasil.

 

O material coordenado por Juciene Ricarte está disponível no site da Biblioteca Nacional.

 

(Ascom UFCG)

 

 

registrado em:
Assunto(s): CIÊNCIAS HUMANAS
Fim do conteúdo da página