Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG mantém liderança em ranking de Patentes de Invenção entre instituições de ensino superior
Início do conteúdo da página
inpi

UFCG mantém liderança em ranking de Patentes de Invenção entre instituições de ensino superior

Universidade ocupa o terceiro lugar no ranking geral do INPI

  • Publicado: Quinta, 22 de Mai de 2025, 17h35
imagem sem descrição.

Com 86 pedidos de depósito, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) permanece no topo do Ranking Nacional de Depositantes Residentes de Patentes de Invenção, cujos números referentes a 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na última quarta-feira, dia 21.

 

Com o resultado, a UFCG mantêm-se na liderança entre todas as instituições de ensino superior do país. A segunda instituição de ensino superior melhor posicionada é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 76 pedidos. A terceira é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 71 depósitos. 

 

No ranking geral, a UFCG ficou em terceiro lugar. O primeiro lugar ficou com a Stellantis Automóveis Brasil, com 185 depósitos, seguida pela Petrobrás (155).

 

As patentes de invenção se referem à proteção de novos produtos ou processos com aplicação industrial.

 

Acesse aqui o ranking 2024.

 

De acordo com o reitor Camilo Farias, o resultado é fruto de uma trajetória construída com planejamento e visão, iniciada ainda em 2017, "durante uma gestão que teve a sensibilidade de criar o Observatório de Inteligência Tecnológica (Obitec), que revelou-se uma verdadeira inovação de gestão ao inverter a lógica passiva do atendimento por demanda, atuando de forma proativa na identificação de pesquisas com potencial para gerar propriedade intelectual. Desde então, a UFCG tem figurado entre os maiores depositantes de patentes do país, alcançando o 1º lugar em 2020 e se mantendo no top 3 até hoje", observou.

 

"Nosso compromisso, agora, é com o próximo passo: aproximar ciência e mundo do trabalho, transformando essas patentes em produtos e soluções que cheguem às pessoas. Seguimos atentos à manutenção dos nossos indicadores e ao fortalecimento do diálogo com o setor produtivo, certos de que a universidade é um pilar estratégico para o desenvolvimento nacional", destacou.

 

O coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG (NITT), Irivaldo Alves, também comemorou. "Isso tem um significado extremamente destacado. Mostra que aqui, no semiárido, a gente produz ciência de qualidade, ciência contextualizada, engajada na resolutividade dos problemas da sociedade. Mas a gente ainda tem muita coisa a oferecer à sociedade paraibana e brasileira, porque a gente visualiza esse potencial no dia a dia da universidade. Podemos crescer mais, avançar mais, podemos consolidar ainda mais esse processo de inovação na UFCG", disse.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): inpi
Fim do conteúdo da página