Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG desenvolve projeto de Extensão no “Maior São João Mundo”
Início do conteúdo da página
EDUCOMUNICAÇÃO

UFCG desenvolve projeto de Extensão no “Maior São João Mundo”

Repórter Educom promove a imersão de estudantes de Comunicação Social na cobertura da festa junina campinense

  • Publicado: Sábado, 07 de Junho de 2025, 14h30

Do “Maior São João Mundo”, em Campina Grande - PB, surge uma iniciativa que leva ao Parque do Povo – palco de um dos festejos juninos mais expressivos do país - o olhar sensível, crítico e criativo do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

O Repórter Educom, projeto extensionista, transforma a festa popular campinense num significativo laboratório para os estudantes universitários atuarem na cobertura jornalística, colaborativa, em parceria com o Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).

 

Durante os dias do evento, os estudantes vivenciam a rotina prática da comunicação explorando suas competências técnicas, criativas e críticas para produzirem reportagens textuais e audiovisuais - sob a orientação de professores - aplicando os princípios educomunicativos.

 

O coordenador do projeto, professor Rosildo Brito, destaca que a proposta é norteada pelas ações de intervenção educomunicativa, não apenas na cobertura em si, trabalhando de que maneira a cultura, a educação, a inclusão social e até mesmo os direitos humanos estão presentes no evento.

 

"Levando em consideração que a Educomunicação trabalha com o tripé comunicação, cultura e cidadania, essa experiência no ‘Maior São João do Mundo’ oportuniza efetivamente o exercício desses saberes”, declarou.

 

Para a professora e jornalista Giseli Sampaio, representante da prefeitura municipal na coordenação do projeto, o Repórter Educom consegue unir todas as vertentes (cultura, memória, história, tradição, educação...) e, desse modo, as produções desenvolvidas são de grande importância para salvaguardar a história da festividade.

 

Um dos entrevistados do projeto, em visita ao Parque do Povo, foi o reitor da UFCG Camilo Farias que destacou a importância dos projetos de Extensão para a formação dos estudantes. Ressaltando que o Repórter Educom é uma experiência que alinha o aprendizado na universidade com o experimento na sociedade, desejou uma cobertura grandiosa tal qual é o São João de Campina Grande.

 

Repórter Educom

 

A ação de extensão pedagógica teve início no ano passado, em parceria com a PMCG, vem se consolida como espaço de experimentação e aprendizado, no qual os estudantes mergulham no ritmo intenso da cobertura do evento cultural; ao mesmo tempo em que exercitam o olhar crítico e reflexivo proposto pela Educomunicação, compreendendo que, para além da festa, este é um espaço de produção de memórias, narrativas e identidades.

 

No festejo passado, o projeto produziu mais de 100 horas de imersão jornalística, 60 reportagens escritas e 40 audiovisuais - com foco nos aspectos culturais e históricos da festa - publicadas no canal oficial da PMCG e em diversos sites de notícia.

 

Este ano, o projeto está sendo desenvolvido de forma ainda mais arrojada com a participação de vários docentes do curso e egressos que também estão engajados nas ações educomunicativas, enaltecendo ainda mais o nome da UFCG na cidade.

 

(Ascom, com dados do Repórter Educom)

 

registrado em:
Assunto(s): EDUCOMUNICAÇÃO
Fim do conteúdo da página