Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFCG assume a presidência da SBPC
Início do conteúdo da página
ciência

Professora da UFCG assume a presidência da SBPC

Francilene Garcia tomará posse nesta quinta-feira, dia 17, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na UFRPE, em Recife

  • Publicado: Quinta, 17 de Julho de 2025, 09h06
imagem sem descrição.

Será realizada na noite desta quinta-feira, dia 17, a solenidade de posse da presidente eleita da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2025-2027. A maior entidade científica da América Latina será presidida por uma professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): Francilene Procópio Garcia.

 

A cerimônia ocorrerá durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, que ocorre na sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. A pesquisadora, que atualmente é vice-presidente da entidade, vai substituir o ex-ministro da Educação, Renato Janine, atual presidente.

 

“Tive a satisfação de ser indicada pelo Conselho da SBPC para concorrer à sucessão do Renato Janine. Eu fui eleita presidente da entidade para o biênio que inicia agora em julho, numa Diretoria que se mantém com maioria feminina, de maneira que eu assumo esse novo desafio com muita alegria, com muita humildade e com muita consciência dos desafios que eu terei à frente”, disse Francilene.

 

Sobre os desafios da comunidade científica brasileira nos próximos dois anos, a pesquisadora defende que a resposta é olhar para os problemas mundiais e lutar por mais espaço da Ciência na política nacional.

 

"Tem uma questão central que é a gente assegurar a perenização do financiamento à Ciência no País, numa expectativa de que esse descontingenciamento dos recursos do FNDCT, alcançado desde 2022 e mantido no atual Governo Lula, se mantenha e possa ser acompanhado por uma governança aprimorada na aplicação desses recursos", observou.

 

Além da regularidade no financiamento público, outra questão importante para a pesquisadora é a diversificação de fontes de recursos. "É necessário também que o Brasil estimule a participação privada no setor, a Filantropia para Ciência", destacou.

 

A pesquisadora afirma ter discutido com alguns atores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a possibilidade de que a Lei do Bem seja utilizada não apenas para apoiar o desenvolvimento de P&D nos nichos de interesse direto das empresas, mas também para permitir que elas realizem doações a grandes infraestruturas de pesquisa no Brasil. "Esse pode ser um caminho importante: unir mecanismos de incentivo que já existem no País a ajustes normativos que ampliem a prática da filantropia voltada à ciência e à pesquisa”, comentou.

 

“Toda essa crise que as universidades americanas estão vivendo seria bem mais aguda, bem mais danosa se esse modelo de doação lá não fosse tão presente. Harvard, por exemplo, conta com doadores privados e alumni, ex-estudantes que são empresários bem-sucedidos, CEOs de instituições, e que mantêm uma frente de recursos para a instituição há muitos anos. Isso faz com que ela, apesar de ter dependência de recursos públicos, consiga sobreviver em períodos de crise", finalizou.

 

Perfil

 

Professora da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da UFCG, Francilene Garcia foi pesquisadora visitante da Tsinghua University, na China, secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Governo da Paraíba, presidiu o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

 

Também já atuou como conselheira de importantes entidades e movimentos, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 

(Ascom UFCG, com dados da SBPC)

registrado em:
Assunto(s): ciência
Fim do conteúdo da página