UFCG vai conceder título de Doutora Honoris Causa à ministra Fátima Andrighi
Cerimônia acontecerá às 17h dessa terça-feira, 26, no Centro de Eventos do campus Campina Grande

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) concederá nessa terça-feira, dia 26, o título de Doutora Honoris Causa à ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suas importantes contribuições à Justica, na interpretação e na promoção dos Direitos Humanos e Fundamentais no Brasil. A cerimônia de outorga será realizada no Centro de Eventos Rosa Tânia, às 17h, no campus Campina Grande.
A proposta de concessão, aprovada pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário no dia 23 de março de 2022, foi encaminhada pela Unidade Acadêmica de Direito (UAD), campus Sousa.
“É reconhecida sua atuação em prol do sistema da Justiça, pois suas decisões na magistratura fomentam o pensar do Direito e delas defluem mudanças significativas na realidade social, favorecendo, vivamente, os espaços de ampliação de debates e discussões que engrandecem a cientificidade e a prática jurídica”, relata o dossiê encaminhado ao Colegiado Pleno, ressaltando que o pedido “não tem viés político e ideológico em perspectiva de política partidária”.
A proposta ainda destaca que a indicação do nome da ministra emerge “de convergências do pensamento jurídico nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão”, além de haver “intensa contribuição na prática profissional dos docentes do curso de Direito da UFCG, em Sousa, no Sertão paraibano”.
Currículo
Fátima Nancy Andrighi é mestra em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bösch, da Suíça (2011), e doutora em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2024). É ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 1999, tendo sido corregedora nacional de Justiça (2014-2016), ministra do Tribunal Superior Eleitoral e corregedora geral da Justiça Eleitoral (2010-2013). Acumula experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais