UFCG vai usar IA para monitorar qualidade da água na Zona Rural de CG
Acompanhamento acontecerá em cisternas, caixas d'água e poços e será realizado em parceria com a PMCG e Funasa
Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão integrando um projeto pioneiro de acompanhamento de sistema remoto e automatizado para o monitoramento qualitativo da água para consumo humano na Zona Rural de Campina Grande.
Trata-se do Gisagua - Gestão Inteligente de Sistema de Abastecimento de Água, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) em parceria com os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da UFCG e apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O projeto contará com instalações de equipamentos flutuantes (boias), que vão monitorar e analisar através da Inteligência Artificial os parâmetros de qualidade da água. Na sequência, os dados serão encaminhados, a cada hora, para todas as entidades envolvidas para correção no tratamento da água.
Fruto das dissertações de mestrado de dois alunos da UFCG, Gabriele de Souza e Matheus Clemente, o projeto vem sendo apoiado pelas professoras da UFCG, Marília Araújo e Patrícia Hermínio, que atuam na captação de recursos e diálogo com as entidades envolvidas.
Inicialmente, serão contempladas as comunidades de Açude de Dentro e Paus Brancos, que ficam no distrito de Catolé, além do Sítio Tambor, localizado no distrito de São José da Mata. A expectativa é que o projeto também seja levado para outras localidades da Paraíba e do Ceará.
(Ascom UFCG com dados da Codecom/PMCG)
Redes Sociais