Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG vai usar IA para monitorar qualidade da água na Zona Rural de CG
Início do conteúdo da página
tecnologia

UFCG vai usar IA para monitorar qualidade da água na Zona Rural de CG

Acompanhamento acontecerá em cisternas, caixas d'água  e poços e será realizado em parceria com a PMCG e Funasa

  • Publicado: Quinta, 28 de Agosto de 2025, 08h21

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão integrando um projeto pioneiro de acompanhamento de sistema remoto e automatizado para o monitoramento qualitativo da água para consumo humano na Zona Rural de Campina Grande.

 

Trata-se do Gisagua - Gestão Inteligente de Sistema de Abastecimento de Água, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) em parceria com os cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação da UFCG e apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

 

O projeto contará com instalações de equipamentos flutuantes (boias), que vão monitorar e analisar através da Inteligência Artificial os parâmetros de qualidade da água. Na sequência, os dados serão encaminhados, a cada hora, para todas as entidades envolvidas para correção no tratamento da água.

 

Fruto das dissertações de mestrado de dois alunos da UFCG, Gabriele de Souza e Matheus Clemente, o projeto vem sendo apoiado pelas professoras da UFCG, Marília Araújo e Patrícia Hermínio, que atuam na captação de recursos e diálogo com as entidades envolvidas.

 

Inicialmente, serão contempladas as comunidades de Açude de Dentro e Paus Brancos, que ficam no distrito de Catolé, além do Sítio Tambor, localizado no distrito de São José da Mata. A expectativa é que o projeto também seja levado para outras localidades da Paraíba e do Ceará.

 

(Ascom UFCG com dados da Codecom/PMCG)

registrado em:
Assunto(s): tecnologia
Fim do conteúdo da página