Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFCG são selecionados no Programa Paraíba sem Fronteiras
Início do conteúdo da página
mobilidade internacional

Alunos da UFCG são selecionados no Programa Paraíba sem Fronteiras

Foram classificados dois estudantes de graduação, três de mestrado, dois de doutorado e um de pós-doutorado. Alguns deles embarcam na primeira semana de setembro

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 10h36
imagem sem descrição.

Oito estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foram selecionados pelo Programa Paraíba sem Fronteiras (PBsF) do Governo do Estado da Paraíba, para mobilidade internacional em 2025-2026.

 

Na graduação, foram selecionados os estudantes lan Alexandre Rufino (Engenharia Mecânica) e Kayky Serafim (Ciência da Computação), que embarcam na primeira semana de setembro para a Universidade de Mondragon, na Espanha, onde permanecerão até janeiro de 2026.

 

O estudante Ian Rufino destaca que, para além da experiência no âmbito acadêmico e profissional, esta é uma experiência humana valiosa. “Vai ser algo que vai expandir meus horizontes e eu estou muito grato por ter sido selecionado e ter essa oportunidade, já que vivemos em tempos que o ensino público é frequentemente hostilizado, antagonizado, alvo de fake news, de ataques reacionários, e eu fico feliz em que em meio a este ambiente hostil, o Governo da Paraíba esteja disposto a investir nos seus alunos que vão desenvolver suas pesquisas em benefício do nosso Estado e do Brasil”, destaca.

 

Na pós-graduação, foram selecionados três estudantes de mestrado, dois de doutorado e um de pós-doutorado, todos na modalidade sanduíche (em que o aluno inicia e termina a pós-graduação em sua instituição de origem, mas passa um período no exterior, enriquecendo sua formação e pesquisa).

 

Farão mestrado sanduíche Antonia dos Anjos (Engenharia de Alimentos), que vai para a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, Gerlanny Vieira (Ciências Florestais), que vai para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, também em Portugal, e Lucas Santana (Física), que vai para o Istituto Nazionale di Astrofisica, na Itália.

 

Já na modalidade doutorado sanduíche foram selecionados João Paulo Silvino (Engenharia Elétrica), que vai para University of Washington Tacoma, nos EUA, e Raniza de Oliveira Engenharia Agrícola), que vai para a Universidade Católica Portuguesa. 

 

Adriano Lima (Ciência e Engenharia de Materiais) vai para a Universidade de Aveiro, em Portugal, fazer pós-doutorado sanduíche.

 

De acordo com assessor para Assuntos Internacionais da UFCG, Carlos Galvão, a mobilidade internacional é um dos pilares da academia e promove a troca e debate de ideias, a ampliação da visão de mundo, a cooperação e avanço científicos.

 

“A UFCG, desde seus primeiros tempos, na década de 1960, foi forjada na internacionalização, na formação dos seus docentes e estudantes no exterior, na contratação de docentes estrangeiros para atuar aqui, na recepção de alunos estrangeiros, na promoção ativa de cooperação acadêmica e científica com universidades e agências de outros países. Esta postura ativa na cooperação internacional foi e ainda é muito importante à UFCG na visibilidade nacional e internacional, na qualidade e robustez do ensino, da pesquisa e da extensão e na criação de um ambiente plural e diverso”, ressalta.

 

PBsF

 

O Programa de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras (PBsF), criado pela Lei Estadual nº 12.959/2023, é executado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).

 

Tem como objetivo a promoção à cooperação internacional descentralizada, a formação qualificada e estratégica, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito das instituições de ensino superior, instituições de educação profissional e tecnológica, centros de pesquisa e empreendimentos de excelência sediados no Estado da Paraíba.

 

O PBsF conta com oferta de bolsas para a cobertura de custos com serviços consulares, mensalidade, deslocamento, instalação, seguro-saúde e material didático.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página