UFCG é selecionada para participar do Projeto Rondon
Instituição foi a única do Nordeste a ter projeto aprovado pelo Ministério da Defesa. Equipe formada por 11 participantes vai atuar no Paraná

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi a única instituição do Nordeste selecionada pelo Ministério da Defesa (MD) para integrar a Operação Pé Vermelho do Projeto Rondon, ficando com a sexta melhor pontuação entre as 33 instituições de ensino superior escolhidas em todo o país.
Os trabalhos serão realizados de 19 de janeiro a 7 de fevereiro de 2026, no município de Godoy Moreira, no estado do Paraná, abrangendo ações que promovem o desenvolvimento sustentável e o bem-estar em comunidades em vulnerabilidade social.
A equipe, coordenada pelos professores Nadege Dantas e Bruno Araújo, conta com a participação do professor Francisco de Sales e de oito estudantes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Arte e Mídia, Pedagogia e Direito, que irão desenvolver oficinas nas áreas de Cultura, Educação, Direitos Humanos e Justiça e Saúde, juntamente com uma equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
De acordo com a professora Nadege, na área dos Direitos Humanos e Justiça, as ações serão voltadas ao enfrentamento à violência, à exploração ilegal de recursos naturais, à falta de infraestrutura e aos impactos de políticas públicas não adaptadas às realidades locais.
“Cabe destacar que todas as oficinas serão desenvolvidas de forma prática e adaptadas à realidade das comunidades, garantindo um impacto duradouro e multiplicador, sobretudo, para o desenvolvimento local sustentável”, observou.
Na área de Educação, as atividades visam capacitar educadores e multiplicadores da Educação Básica para aprimorar suas práticas pedagógicas, abordando temas como ensino-aprendizagem da leitura e da escrita criativas, planejamento educacional, inclusão de alunos com necessidades educacionais, metodologias ativas e o fortalecimento da saúde mental dos docentes.
Já na área de Saúde, as iniciativas estarão voltadas à prevenção de doenças, à promoção da qualidade de vida e do autocuidado, tais como: capacitação de agentes comunitários de saúde quanto ao uso de tecnologias da informação e de telecomunicações - seja para teleconsultas, exames de rotina ou situações de urgência, até temas prioritários do Sistema Único de Saúde (SUS); e capacitação de agentes multiplicadores para disseminação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, para o controle de vetores causadores de doenças endêmicas e disseminação de práticas desportivas e atividades físicas na prevenção de doenças.
Para Nadeje, “ao fortalecer a cultura, garantir os direitos humanos, ampliar o acesso à educação e à saúde, a equipe contribuirá para o desenvolvimento do município a ser beneficiado pela ação”.
O Projeto Rondon contemplará 12 municípios que compõem a região Norte do Estado, a saber: Bom Sucesso, Corumbataí do Sul, Tamarana, Jardim Alegre, Lidianópolis, Iretama, Godoy Moreira, Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Mauá da Serra, Faxinal e Barbosa Ferraz, tendo como Centro Regional a cidade de Apucarana.
Antes da atuação no município de Godoy Moreira, a equipe da UFCG fará uma viagem para reconhecimento do município, além de proceder a ajustes e adequações no plano de trabalho, à realidade e às necessidades da região, caso haja necessidade.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais