Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG participa de exercício do Comando de Defesa Cibernética
Início do conteúdo da página
cibersegurança

UFCG participa de exercício do Comando de Defesa Cibernética

Treinamento acontece até sexta, dia 19, em Brasília, reunindo 169 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países

  • Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 15h07
imagem sem descrição.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das organizações participantes do Exercício Guardião Cibernético 6.0, evento realizado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro que tem como objetivo fortalecer o preparo das Forças Armadas e das instituições participantes na proteção de infraestruturas críticas e na defesa do país diante de ataques cibernéticos.

 

O treinamento, que teve início na última segunda-feira, dia 12, prossegue até sexta, dia 19, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, DF, reunindo 169 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países.

 

"A dependência de sistemas digitais para a gestão de serviços essenciais torna indispensável a proteção dessas infraestruturas para a garantia da continuidade dos serviços e para a segurança da população", destaca o professor Edmar Gurjão, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, que realiza contribuições nos setores de Energia e Telecomunicações, tanto na confecção de cenários quanto nas discussões operacionais.

 

Ele explica que, durante o exercício, são realizadas simulações de ataques cibernéticos a infraestruturas críticas de áreas estratégicas do país, como energia, transporte, recursos hídricos, telecomunicações, biossegurança e o setor financeiro. "Além dos aspectos técnicos, também são tratados os aspectos políticos e de governança de cibersegurança nacional", observou.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): cibersegurança
Fim do conteúdo da página