UFCG participa de exercício do Comando de Defesa Cibernética
Treinamento acontece até sexta, dia 19, em Brasília, reunindo 169 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das organizações participantes do Exercício Guardião Cibernético 6.0, evento realizado pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro que tem como objetivo fortalecer o preparo das Forças Armadas e das instituições participantes na proteção de infraestruturas críticas e na defesa do país diante de ataques cibernéticos.
O treinamento, que teve início na última segunda-feira, dia 12, prossegue até sexta, dia 19, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, DF, reunindo 169 organizações e cerca de 750 participantes de 20 países.
"A dependência de sistemas digitais para a gestão de serviços essenciais torna indispensável a proteção dessas infraestruturas para a garantia da continuidade dos serviços e para a segurança da população", destaca o professor Edmar Gurjão, da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, que realiza contribuições nos setores de Energia e Telecomunicações, tanto na confecção de cenários quanto nas discussões operacionais.
Ele explica que, durante o exercício, são realizadas simulações de ataques cibernéticos a infraestruturas críticas de áreas estratégicas do país, como energia, transporte, recursos hídricos, telecomunicações, biossegurança e o setor financeiro. "Além dos aspectos técnicos, também são tratados os aspectos políticos e de governança de cibersegurança nacional", observou.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais