Soluções da UFCG para ensaios de transformadores recebem certificado do INPI
Softwares desenvolvidos têm o objetivo de simular um laboratório 3D completo, seguro e interativo para estudantes, engenheiros e profissionais do setor elétrico
Três plataformas de realidade virtual para a realização de ensaios em transformadores de distribuição, desenvolvidas no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), receberam, no último dia 7, o Certificado de Registro de Programa de Computador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Fruto da pesquisa do mestrando em Engenharia Elétrica Natã de Macêdo Silva, sob a orientação dos professores Jalberth Fernandes e Edson Guedes, as soluções Transforlab PC V1.0, Transforlab PC V2.0 e Oculus V1.0 tratam-se de um laboratório 3D completo, seguro e interativo, voltado para estudantes, engenheiros e profissionais do setor elétrico, que elimina os riscos e os altos custos associados à capacitação presencial.
Para simular um laboratório de engenharia elétrica, Natã explica que focou em uma área crítica que envolve um dos principais equipamentos que permitem o fornecimento de energia elétrica, o transformador. A fim de garantir sua confiabilidade, foram realizados testes seguindo normas chamadas "ensaios", que exigem treinamentos complexos e extensos.
De acordo com o mestrando, o treinamento convencional, no entanto, enfrenta três grandes barreiras: o alto custo para adquirir infraestrutura e equipamentos; o risco inerente ao trabalhar com altas tensões; e a acessibilidade limitada, já que laboratórios especializados são escassos.
“Para superar esses desafios e capacitar tanto engenheiros em formação quanto profissionais do setor, decidimos utilizar a Realidade Virtual como uma solução complementar aos treinamentos convencionais. Com isso, criamos um laboratório virtual para um treinamento imersivo, que é seguro, acessível e possui um custo muito menor do que um laboratório real, podendo ser utilizado de qualquer lugar”, pontuou.
Os três registros de software podem ser acessados na Revista da Propriedade Industrial (RPI). Já as soluções, estão disponíveis para baixar gratuitamente no site oficial do Transforlab. Lá, também é possível acessar vídeos das plataformas desenvolvidas.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais