Professora da UFCG conquista 2º lugar em premiação da Fundação do Câncer
Glenda Agra, do curso de Enfermagem, concorreu com trabalho sobre acompanhamento de doentes terminais
A professora Glenda Agra, do curso de Enfermagem, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), conquistou o 2º lugar no Prêmio Marcos Moraes, destinado a pessoas ou instituições científicas, hospitalares ou do terceiro setor, que desenvolvam ações de prevenção do câncer, promoção da saúde ou para a melhoria da experiência do paciente e do cuidado integral em Oncologia.
A premiação, realizada pela Fundação do Câncer, aconteceu nesta quarta-feira, dia 22, no Rio de Janeiro, RJ.
Glenda Agra concorreu com o trabalho intitulado Doulas de fim de vida: a parte que falta nos cuidados paliativos. Para ela, a importância da premiação é o reconhecimento da Academia Nacional de Medicina sobre a importância do papel das doulas de fim de vida no acompanhamento de pessoas em processo de morrer na Política Nacional de Cuidados Paliativos.
“O morrer é um caminho que não precisa ser atravessado desacompanhado. É uma transição incrivelmente íntima e pessoal, mas ninguém deveria ter que atravessar a porta da morte sozinho. A doula de fim de vida é aquela que acompanha o paciente até essa porta. A doula de fim de vida se entrega ao outro e essa entrega é compassiva, respeitosa, pacífica e plena. Permite dignidade, serenidade, sensibilidade àquele que está partindo. Devolve sacralidade ao momento mais íntimo e único da vida, que é a morte”, destaca.
Os vencedores receberam, além de certificado e troféu, uma premiação em dinheiro no valor de R$ 10 mil reais e tiveram seus nomes registrados no Painel Marcos Moraes, espaço permanente que homenageia os agraciados de todas as edições do prêmio que fica na sede da Fundação do Câncer.
Confira aqui os ganhadores.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais