Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Obras públicas do Acre serão acompanhadas por sistema desenvolvido na UFCG
Início do conteúdo da página
geobras

Obras públicas do Acre serão acompanhadas por sistema desenvolvido na UFCG

Plataforma vai fortalecer o controle externo e ampliar a transparência na gestão pública

  • Publicado: Quarta, 29 de Outubro de 2025, 09h29

Uma plataforma web desenvolvida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi lançada, na última sexta-feira, dia 24, pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC). O Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas e de Serviços de Engenharia (Geobras) foi concebido no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI) da UFCG para monitorar, em tempo real, obras e serviços de engenharia executados com recursos públicos no Acre, reunindo tecnologia, transparência e inovação a serviço do controle social.

 

“O Geobras é fruto de uma parceria sólida entre o TCE-AC e a UFCG. A plataforma foi desenvolvida a partir da análise das melhores práticas nacionais, adaptando tecnologias e metodologias de outros estados à realidade do Acre. O resultado é uma solução moderna, eficiente e alinhada às demandas do controle externo contemporâneo”, afirmou o professor Cláudio Baptista, coordenador do LSI.

 

Integrado ao Sistema de Licitações e Contratos (Licon), o Geobras reúne dados, documentos e imagens georreferenciadas enviados por órgãos estaduais e municipais, fortalecendo o controle externo e ampliando a transparência na gestão das obras públicas.

 

Segundo a auditora de controle externo Laura Mamed, o Geobras nasceu da necessidade de modernizar o acompanhamento das obras públicas, tornando os dados acessíveis e integrados. “A plataforma sistematiza informações e permite que cidadãos, órgãos de controle e gestores acompanhem todo o ciclo de vida da obra, do início à entrega final', explicou.

 

As informações deverão ser atualizadas a cada 30 dias, com dados sobre projetos, cronogramas, medições, relatórios técnicos, notas fiscais e registros fotográficos.

 

“Todos temos a mesma missão, embora com funções diferentes. A nossa é executar, mas todos buscamos entregar obras de qualidade para a população. Ter um sistema como o Geobras otimiza processos, amplia a transparência e gera ganhos reais de produtividade”, comentou o secretário de Obras Públicas do Acre, Ítalo Lopes.

 

(Ascom UFCG, com dados do TCE-AC)

registrado em:
Assunto(s): geobras
Fim do conteúdo da página