Obras públicas do Acre serão acompanhadas por sistema desenvolvido na UFCG
Plataforma vai fortalecer o controle externo e ampliar a transparência na gestão pública
Uma plataforma web desenvolvida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi lançada, na última sexta-feira, dia 24, pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC). O Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas e de Serviços de Engenharia (Geobras) foi concebido no Laboratório de Sistemas de Informação (LSI) da UFCG para monitorar, em tempo real, obras e serviços de engenharia executados com recursos públicos no Acre, reunindo tecnologia, transparência e inovação a serviço do controle social.
“O Geobras é fruto de uma parceria sólida entre o TCE-AC e a UFCG. A plataforma foi desenvolvida a partir da análise das melhores práticas nacionais, adaptando tecnologias e metodologias de outros estados à realidade do Acre. O resultado é uma solução moderna, eficiente e alinhada às demandas do controle externo contemporâneo”, afirmou o professor Cláudio Baptista, coordenador do LSI.
Integrado ao Sistema de Licitações e Contratos (Licon), o Geobras reúne dados, documentos e imagens georreferenciadas enviados por órgãos estaduais e municipais, fortalecendo o controle externo e ampliando a transparência na gestão das obras públicas.
Segundo a auditora de controle externo Laura Mamed, o Geobras nasceu da necessidade de modernizar o acompanhamento das obras públicas, tornando os dados acessíveis e integrados. “A plataforma sistematiza informações e permite que cidadãos, órgãos de controle e gestores acompanhem todo o ciclo de vida da obra, do início à entrega final', explicou.
As informações deverão ser atualizadas a cada 30 dias, com dados sobre projetos, cronogramas, medições, relatórios técnicos, notas fiscais e registros fotográficos.
“Todos temos a mesma missão, embora com funções diferentes. A nossa é executar, mas todos buscamos entregar obras de qualidade para a população. Ter um sistema como o Geobras otimiza processos, amplia a transparência e gera ganhos reais de produtividade”, comentou o secretário de Obras Públicas do Acre, Ítalo Lopes.
(Ascom UFCG, com dados do TCE-AC)
Redes Sociais