HUAC vai realizar mutirão de consultas e exames de prevenção ao câncer de próstata
Campanha Semana Azul HUAC tem como foco a prevenção, conscientização e rastreamento da doença em homens acima de 45 anos
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, anuncia a programação oficial da Semana Azul HUAC: Um toque pela vida!. A campanha em alusão a saúde masculina tem como foco a prevenção, conscientização e rastreamento do câncer de próstata em homens acima de 45 anos, ofertando mutirão de consultas, exames e por meio de palestra educativa.
Mutirão de consultas
O mutirão de consultas médicas acontecerá no dia 25 de novembro, com atendimentos em dois turnos, contando com a atuação de seis urologistas por turno e totalizando 500 pacientes. Para aqueles que não forem contemplados entre os primeiros 500 inscritos, serão disponibilizados atendimentos adicionais nos ambulatórios de dezembro, via marcação pelo Sistema de Regulação (Siareg), com o médico André Brasileiro.
Agendamento para o público
O período de agendamento para o público externo será entre 3 a 14 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, através do aplicativo WhatsApp (83 9.9376-0864), de acordo com os seguintes critérios: homens com 45 anos ou mais, com Cartão SUS de Campina Grande. Os interessados devem enviar a documentação e aguardar a confirmação do agendamento.
Logo após, os exames de PSA Total e Livre, Testosterona Total, Perfil Lipídico e Glicemia de Jejum serão agendados para a realização entre os dias 3 e 19 de novembro.
Programação
A abertura oficial da Semana Azul do HUAC, intitulada Um toque pela vida!, ocorrerá no dia 24 de novembro (segunda-feira), às 9h, no auditório, com a presença do Colegiado Executivo da Unidade Hospitalar e demais colaboradores.
No dia seguinte, dia 25 (terça-feira), será realizado o Dia D de Atendimento: Cuidar é Preciso, com atendimentos em dois turnos, contando com a atuação de seis urologistas por turno e totalizando 500 pacientes.
Na quarta-feira, dia 26, acontecerá o evento Conscientização Salva Vidas, um pit stop no hall do Centro Cirúrgico, com atividades educativas voltadas para colaboradores, residentes e estudantes, reforçando a importância do autocuidado e da prevenção.
Já no dia 27 (quinta-feira), será lançada oficialmente a Liga Acadêmica de Urologia da UFCG, às 9h, no auditório do HUAC, com palestra aberta ao público, incluindo comunidade, colaboradores e estudantes.
Encerrando a programação, na sexta, 28 de novembro, será inaugurado o Ambulatório Especializado em Saúde da Próstata, no CAESE (Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino), com o agendamento inicial para 10 pacientes.
Saúde masculina
O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células do tecido prostático, que têm o potencial de invadir os órgãos próximos como a bexiga e as vesículas seminais e se espalhar para as outras áreas distantes do organismo, como os linfonodos pélvicos e ossos do esqueleto, no fenômeno conhecido como metástase.
O problema é que a doença é assintomática na fase inicial e, como os homens, tradicionalmente, se preocupam menos com a saúde, é importante este tipo de campanha para promover o diagnóstico precoce. A avaliação básica da próstata consiste numa consulta médica, que pode ser feita por um clínico geral, um médico da saúde da família ou um urologista.
Em alguns casos, é realizado o exame de toque retal para avaliar o tamanho da próstata, mas é feito principalmente o exame de sangue do PSA (antígeno prostático específico), que é um marcador de tumor de câncer de próstata. A confirmação se dará por meio da biópsia.
Os principais grupos de risco incluem homens acima de 50 anos e que tenham parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de próstata. Segundo urologistas, homens negros têm um risco mais elevado de desenvolver a doença. A obesidade e o sedentarismo também podem estar associados ao aumento do risco de câncer, além de complicar o tratamento.
Apesar do foco no câncer de próstata, o Novembro Azul, há alguns anos, extrapolou esses limites e, atualmente, os profissionais falam da saúde masculina de uma forma geral nestas campanhas, abordando temas como a hipertensão, o combate ao diabetes, a sexualidade masculina, métodos contraceptivos e estilo de vida na promoção da saúde.
HUAC
O HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), sendo destaque regional na assistência à saúde desde 1950.
Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.
(Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh)
Redes Sociais