UFCG vai sediar Seminário Internacional Mulheres Negras e Quilombolas nas Ciências
Evento acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Centro de Humanidades (CH), em Campina Grande
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai sediar nos dias 4 e 5 de dezembro o I Seminário Internacional Mulheres Negras e Quilombolas nas Ciências, que terá como tema Diálogos África, Caribe e Brasil para Políticas de Permanência nas Universidades.
O evento acontecerá no Centro de Humanidades (CH), no campus Campina Grande, com transmissão online. A programação inclui mesas de debates, painéis, sessões coordenadas de comunicações orais e oficinas, além de uma roda ampliada de conversação.
"Este seminário nasce da necessidade de preencher uma lacuna na Psicologia brasileira, promovendo um diálogo essencial sobre as realidades de mulheres negras da África, Caribe, Haiti e mulheres quilombolas nas universidades. É um esforço contínuo para enfrentar as heranças colonialistas, garantir a permanência e a progressão dessas mulheres nas carreiras científicas e, assim, impulsionar políticas afirmativas eficazes e adaptadas às suas especificidades", explica a professora Dolores Galindo, coordenadora do projeto.
O evento é organizado pela Incubadora Social Feminista Antirracista Norte, Nordeste e Amazônia Legal e pelo Observatório Norte, Nordeste e Amazônia Legal, ambos vinculados ao INCT Caleidoscópio (Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas insurgências), com coordenação do Grupo de Pesquisa Ateliê: psicologias, feminismos e contracolonialidades da UFCG.
O prazo de submissão de trabalhos (comunicações orais) vai até o dia 16 de novembro, enquanto que o período de inscrição de ouvintes vai até 4 de dezembro.
Os links para inscrições, submissão de trabalhos e acesso à programação completa serão disponibilizados aqui.
(Ascom UFCG, com dados da organização do evento)
Redes Sociais