Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFCG cria Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Direitos Humanos
Início do conteúdo da página
prac

UFCG cria Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Direitos Humanos

Portaria que institui o órgão ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários foi publicada no mês de outubro

  • Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2025, 09h39

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem agora um órgão de fomento a ações de combate ao racismo, xenofobia, LGBTQIAPN+fobia, assédio e qualquer forma de discriminação, opressão e violências. Trata-se do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Direitos Humanos (Cadidh), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), criado no último mês de outubro.

 

De acordo com a portaria que institui o Núcleo, ele tem por finalidade “o assessoramento, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das políticas voltadas para a inclusão social e educacional, visando a promoção da diversidade, defesa dos Direitos Humanos, do debate étnico-racial e combate a todas as formas de discriminação no âmbito da UFCG, em diálogo e parceria com a comunidade acadêmica, comunidade externa, movimentos sociais, sociedade civil organizada, demais entidades e instituições públicas e privadas”.

 

O documento reforça, ainda, que a unidade organizacional tem por objetivos institucionalizar políticas públicas, programas, projetos e ações no âmbito da pesquisa, ensino e extensão que visem a igualdade de oportunidades para grupos historicamente marginalizados, além de realizar o acompanhamento de estudantes em situação de risco em razão das suas condições de pertencimento étnico-racial, de gênero e diversidade sexual.

 

Entre suas competências principais, estão realizar a sistematização de dados, monitoramento e a avaliação de políticas de acesso, permanência e conclusão da formação das pessoas negras, pertencentes a povos originários e comunidades tradicionais, estudantes em situação de vulnerabilidade sociofamiliar, estudantes LGBTQIAPN+ e com deficiência.

 

A estrutura para funcionamento do Núcleo contará com recursos provenientes da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), programas governamentais e do próprio orçamento da Universidade, além de projetos institucionais de financiamento submetidos a outras fontes de fomento. A equipe técnica inicial será composta por um coordenador e por assistente em administração, técnico em Assuntos Educacionais, assistente social e psicólogo, podendo ser ampliada, de acordo com as demandas.

 

Confira aqui a portaria que cria o Núcleo.

 

Concurso para escolha do logotipo

 

Visando selecionar a proposta de identidade visual e logotipo que expresse os objetivos e a atuação institucional do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Direitos Humanos (Cadidh), a PRAC lançou um concurso simplificado, aberto à comunidade acadêmica da UFCG (estudantes regularmente matriculados, docentes, técnicos-administrativos e trabalhadores terceirizados).

 

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 14 de novembro, de forma online. As propostas poderão ser desenvolvidas de forma individual, por duplas ou por um coletivo com o máximo de três membros. Cada participante, dupla ou coletivo poderá enviar até três propostas de identidade visual e logotipo, desde que cada proposta seja inscrita separadamente.

 

Os interessados em participar devem preencher individualmente o formulário de inscrição e enviar a proposta de identidade visual e logotipo, o manual de uso, a justificativa conceitual e a identificação do participante, dupla ou coletivo para o e-mail disposto no edital. O resultado será publicado no dia 25 de novembro, na página da PRAC.

 

Acesse aqui o edital do concurso.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): prac
Fim do conteúdo da página