Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFCG é um dos mais citados do mundo
Início do conteúdo da página
produção científica

Professor da UFCG é um dos mais citados do mundo

Claudianor Alves é um dos 17 pesquisadores brasileiros e o único do Nordeste incluído no ranking da Clarivate

  • Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 09h16
imagem sem descrição.

Um professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é um dos 17 pesquisadores brasileiros e o único do Nordeste incluído na lista anual Highly Cited Researchers (Pesquisadores Altamente Citados), da empresa Clarivate, que identifica os cientistas cujos trabalhos estão entre o 1% mais citado do mundo, levando em conta o campo de atuação e o ano de publicação.

 

Claudianor Alves, atual pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFCG, é docente da Unidade Acadêmica de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus sede. Pós-doutor pela USP e pela Unicamp, doutor e mestre pela UnB e graduado em Matemática pela UFPB, é membro do corpo editorial de diversas revistas científicas e faz parte do Comitê de Assessoramento do CNPQ na área de Matemática.

 

O professor registrou, além da felicidade em fazer parte de tão seleta lista, o fato de ser o único matemático, “uma ciência exata difícil de produzir artigos científicos”. Ele também destacou o fato da universidade ser a única do Nordeste, expressando a qualidade dos seus pesquisadores e das pesquisas realizadas. “Não foi à toa que a UFCG foi selecionada pela Capes para integrar a Rede Brics”, ressaltou.

 

Claudionor disse levar consigo “um pouco de todo o planejamento que a Unidade Acadêmica de Matemática da UFCG tem feito ao longo dos anos, na qualificação do seu corpo docente e na oferta de um curso forte e consolidado. Na lista, estamos eu e a nossa história”. Também disse desejar, e acreditar, que outros pesquisadores da instituição venham compor listas dessa natureza.

 

A Clarivate classificou 6.868 pesquisadores de mais de 1.300 instituições, em 60 países. Os pesquisadores são classificados segundo 22 áreas de conhecimento e os resultados são utilizados como referência em análises e comparações internacionais de desempenho acadêmico.

 

Além da UFCG, as instituições brasileiras presentes na lista são a Universidade de São Paulo (USP), o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Confira aqui o ranking Highly Cited Researchers 2025.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Fim do conteúdo da página