Equipe da UFCG conquista prêmio com sistema inovador de Inteligência Artificial
Trabalho visa gerar sistemas de IA por meio de linguagens naturais
Uma equipe do curso de Ciências da Computação conquistou mais um prêmio acadêmico para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desta vez na 31° edição do Simpósio de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2025), que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Formada pelos alunos André Neves, Beatriz Furtado, Caíque Campelo, Daniel Mantovani, Débora Souza, Gabriel Souza e os professores Leandro Balby e Eliane Araújo, a equipe venceu o prêmio de melhor artigo na trilha de ferramentas e aplicações (WFA), desenvolvendo um trabalho que propõe um sistema inovador de Inteligência Artificial (IA) que gera sistemas de IA por meio de linguagens naturais.
"O Yuma busca democratizar o acesso à construção de sistemas de IA, possibilitando que pessoas com pouca ou nenhuma experiência técnica possam projetar soluções inteligentes supervisionadas por agentes especializados", explica o professor Leandro Balby.
Segundo ele, os próximos passos do projeto incluem adotar suporte a sistemas mais complexos, ampliar os testes da supervisão humana com princípios de engenharia de software, responsabilidade, auditoria de decisões e segurança no uso de IA, além da busca pela melhoria na usabilidade para usuários.
"O prêmio no WebMedia reforça a posição da UFCG como um dos polos mais importantes do país em pesquisa aplicada em Inteligência Artificial, especialmente em sistemas multiagentes, engenharia de software inteligente e agentes autônomos guiados por linguagem natural", comemorou.
O trabalho integra esforços do projeto Agents4Good, parceria entre a Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) da UFCG e o instituto Kunumi, que visa desenvolver tecnologias de IA voltadas para impacto social.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais