Projeto desenvolvido na UFCG ganha Prêmio de Excelência de Arquitetura e Urbanismo
Trabalho de José Dantas Neto propõe parque museográfico para a Fazenda Acauã, antiga morada do escritor Ariano Suassuna
Um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi o grande vencedor do 3º Prêmio de Excelência de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), cujo resultado foi divulgado nessa terça-feira, dia 9.
De autoria do aluno egresso José Dantas Neto, sob orientação do professor Marcus Vinicius Dantas, o projeto, intitulado Ilumiara Acauã, consiste na proposta de um parque museográfico para a histórica Fazenda Acauã, localizada no alto sertão paraibano, antiga morada do escritor Ariano Suassuna.
"A noção de Ilumiara, termo cunhado por Ariano para designar lugares que iluminam a identidade de um povo, norteia a intervenção, entendendo o sítio como território de memória coletiva", observa o autor.
O conjunto arquitetônico é formado por casa-grande, capela, sobrado, casario e a antiga usina de beneficiamento, hoje deteriorada. Segundo José Dantas, a proposta integra os conjuntos colonial e industrial, consolidando a usina como eixo do parque museográfico sugerido.
"A requalificação da usina abriga um programa museológico, educativo e de convivência, com espaços capazes de acolher práticas culturais diversas e ampliar os usos já existentes. O palco reversível reforça essa flexibilidade, articulando interior e exterior de modo contínuo", detalha.
O parecer da comissão julgadora destaca que o trabalho atende todos os critérios exigidos com coerência e qualidade gráfica, pois as pranchas evidenciam domínio teórico e conceitual e apresentam com clareza lugar, condicionantes e objetivos.
"O programa é coerente e viável, com soluções de sombreamento, pátios, iluminação zenital, steel frame e fachadas ventiladas, além do uso de materiais locais. O trabalho também se destaca pelo enaltecimento da importância da intervenção ao patrimônio de forma crítica e se posiciona de forma inventiva sobre as possibilidades e desafios encontrados no país", finaliza.
Os projetos premiados são Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) defendidos entre novembro de 2024 e outubro de 2025 e práticas pedagógicas realizadas por docentes neste mesmo período.
(Ascom UFCG, com dados do CAU/PB)
Redes Sociais