Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Game desenvolvido na UFCG é premiado no Congresso Brasileiro de Hansenologia
Início do conteúdo da página
saúde

Game desenvolvido na UFCG é premiado no Congresso Brasileiro de Hansenologia

Jogo criado pela aluna Mariah Barros, do curso de Enfermagem do campus Cajazeiras, torna o aprendizado sobre a hanseníase mais dinâmico e acessível

  • Publicado: Quinta, 11 de Dezembro de 2025, 10h56
imagem sem descrição.

Um jogo desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conquistou o segundo lugar entre os melhores trabalhos apresentados no 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado no final de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

 

O Hansen Academy: uma jornada neurodermatológica foi premiado na área Clínica e Terapêutica e consiste em um serious game (jogo sério, em inglês), termo utilizado para jogos desenvolvidos com propósitos educativos. É de autoria da aluna Mariah Barros, do curso de graduação em Enfermagem do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG, campus Cajazeiras, sob orientação do professor Marcelo Fernandes.

 

"O aplicativo representa uma opção inovadora, lúdica, interativa e eficiente para o processo de formação em saúde. Ele torna o aprendizado dinâmico e acessível, fortalecendo o engajamento e contribuindo para a formação profissional", explica o orientador, que coordena o Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (Latics) do CFP, onde o estudo foi realizado.

 

Segundo o docente, o jogo possui cenários ramificados e feedback baseado no Protocolo Clínico e nas Diretrizes Terapêuticas em hanseníase, com foco na suspeição, avaliação, classificação e manejo da doença. "À medida que jogam e liberam novas fases, os estudantes da área da saúde vão, simultaneamente, ampliando seus conhecimentos no campo da hanseníase", detalhou.

 

O trabalho foi realizado por Mariah no Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), em Cajazeiras, no âmbito do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Ebserh, e está vinculado ao projeto Desenvolvimento, validação e avaliação de tecnologias cuidativo-educacionais no campo de doenças infectocontagiosas, financiado pelo CNPq. No momento, o jogo está em processo de validação de conteúdo, aparência, usabilidade e semântica, com especialistas e público-alvo.

 

"O percurso formativo e científico da bolsista evidencia o potencial do programa para consolidar a articulação entre universidade, hospital universitário, pesquisa aplicada e inovação tecnológica", observou o orientador, que também destacou a contribuição do bolsista Antônio Ricart Medeiros, responsável pela parte da linguagem computacional do game.

 

"Ao ofertar uma tecnologia cuidativo-educacional voltada à hanseníase, uma doença negligenciada na contemporaneidade, o Latics contribui para o enfrentamento de desafios históricos ainda presentes no país. Seguimos firmes no propósito de desenvolver tecnologias cuidativo-educacionais que fortaleçam a formação em saúde, a educação permanente de profissionais e o enfrentamento de doenças infectocontagiosas, com foco especial na hanseníase", finalizou.

 

(Ascom UFCG)

registrado em:
Assunto(s): saúde
Fim do conteúdo da página