Engenheiros formados na UFCG desenvolvem metodologia de valoração da Caatinga
Trabalho de Luan Oliveira e Rienzy Brito foi contemplado com Honra ao Mérito no Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias
Um estudo realizado por dois engenheiros graduados pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resultou em uma metodologia de valoração da Caatinga para utilização em processos judiciais e administrativos envolvendo o bioma.
Desenvolvida pelo engenheiro agrícola Luan Oliveira, juntamente com o engenheiro civil Rienzy Brito, a metodologia é fundamentada em sensoriamento remoto e índices de vegetação, com aplicação direta na Engenharia de Avaliações.
"Em razão do crescente desenvolvimento econômico no estado da Paraíba, observou-se uma intensificação da pressão sobre a vegetação nativa, especialmente a Caatinga, o que tem resultado em inúmeros processos judiciais relacionados a indenizações, licenciamentos ambientais e disputas fundiárias", afirma o engenheiro agrícola Luan Oliveira.
Ele explicou que, durante atuações periciais, identificou a ausência de uma metodologia técnica, objetiva e replicável voltada especificamente à valoração da vegetação de Caatinga, de modo a superar abordagens subjetivas ou inadequadas às particularidades desse bioma, fato que motivou o início da pesquisa.
O trabalho foi contemplado com o título de Honra ao Mérito, na Área Ambiental, durante o Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, maior evento da América Latina na área de Engenharia de Avaliações, realizado ano passado em João Pessoa, PB.
Acesse aqui o artigo.
(Ascom UFCG)
Redes Sociais