Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha no HUAC busca reunir família de estudante africano
Início do conteúdo da página
solidariedade

Campanha no HUAC busca reunir família de estudante africano

Objetivo é trazer para o Brasil cinco irmãos do aluno de Medicina Elie Ekofo, que estão no Congo em meio a grave crise humanitária

  • Publicado: Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 10h05
imagem sem descrição.

Uma ação de solidariedade iniciada no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) está mobilizando a comunidade para que o estudante de Medicina Elie Ekofo Etshutshu, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e sua família possam reencontrar seus irmãos que estão no Congo, país africano de origem do estudante.

 

Elie Ekofo veio estudar no Brasil por meio de intercâmbio e está residindo na casa da técnica de enfermagem do HUAC, Fabiana Leite, que o acolheu juntamente com sua mãe, Soleil Mabuisi Kanda, e o seu irmão Jeremie Ekofo, que vieram para o país após Elie passar por problemas de saúde.

 

A ação de solidariedade com o estudante e sua família começou a partir de sua participação no projeto Libras no Contexto Hospitalar, coordenado por Fabiana Leite e aplicado no HUAC. Ela conheceu a história de Elie e, desde então, abriga em sua residência os três congoleses.

 

Para arrecadar recursos financeiros visando trazer os irmãos de Elie ao Brasil, sua mãe, Soleil, começou a fabricar um pão caseiro característico da África. Fabiana Leite levou essa iguaria para o HUAC, sendo bem aceita por seus colegas do hospital. “Desde então, estamos na campanha em prol dessa família. Há pessoas que não querem o pão, mas querem ajudar, então mesmo assim, pagam o valor do pão, contribuindo para que essa família volte a se reencontrar e se abraçar”, disse a técnica de enfermagem.

 

De acordo com Fabiana Leite, a história de Elie reforça o compromisso do HUAC com a humanização do cuidado, valorizando práticas que colocam as pessoas no centro da atenção em saúde e evidenciam o papel dos profissionais na promoção de um atendimento mais sensível, ético e humanizado.

 

O Congo vive uma grave crise humanitária, fruto de conflitos entre milícias étnicas armadas. Os cinco irmãos de Elie que ainda vivem lá estão abrigados em uma igreja local devido à insegurança no país. “É uma situação bem delicada porque minha família está dividida. Meus irmãos mais jovens estão lá sozinhos. É difícil viver separadamente, então, queremos todos juntos aqui para vivermos bem e sermos mais felizes!”, disse Elie Ekofo.

 

HUAC

 

Localizado em Campina Grande, o HUAC integra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é vinculado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) desde 2015, sendo destaque regional na assistência à saúde desde 1950.

 

(Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh)

registrado em:
Assunto(s): solidariedade
Fim do conteúdo da página