Página inicial > Últimas Notícias > UFCG promove atividades alusivas ao Dia da Matemática em Cuité
ces

UFCG promove atividades alusivas ao Dia da Matemática em Cuité

Programação será realizada entre os dias 6 e 10 de maio e é aberta ao público

• Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 12h04

Atividades lúdicas e desafiadoras da mente, tais como quebra-cabeças, jogos lógicos, problemas, desafios e um torneio de xadrez. A programação que mais parece um parque recreativo integra as comemorações do Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, e estará disponível para toda a comunidade que visitar o campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cuité entre os dias 6 e 10 de maio.

Coordenada por professores do curso de licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES), a iniciativa tem o objetivo de incentivar a promoção de atividades educativas e culturais, com o propósito de mobilizar alunos e professores a desenvolverem projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, a exemplo das utilitária, cultural e recreativa.

“Estas atividades estarão disponíveis a quem quiser participar na entrada de alguns espaços do CES. Espero que as pessoas encontrem a solução de cada uma dessas ´brincadeiras´ e, caso consigam, peço que deixem que outros também possam ter o mesmo prazer da descoberta. Espero também que a Matemática recreativa possa encantar a todos”, diz o professor Renato Ignácio, da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática.

As inscrições para o I Torneio de Xadrex do CES podem ser realizadas até esta quinta-feira, dia 2, na Biblioteca do Centro. O evento acontecerá no próximo dia 9 de maio, a partir das 14 horas, no local. Haverá, ainda, uma exposição de livros de Matemática direcionados a professores.

Dia da Matemática

Instituída em 2013 pela Lei N° 12.835, a data foi escolhida em homenagem ao matemático Julio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

Com mais de 120 livros publicados, dos quais 50 deles foram dedicados à Matemática, Malba Tahan acreditava que o ensino da disciplina poderia ser desafiador e envolvente. Por meio de atividades lúdicas e imaginativas, usava personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos seus alunos. Sua obra mais famosa - “O homem que calculava”, foi lançada em 1938 e traduzida em diversos idiomas.

Assunto(s): ces