Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa da UFCG estuda a dinâmica da violência nas principais cidades da Paraíba
campus sumé

Estudo revela que melhoria dos índices socioeconômicos não resultou na redução da criminalidade

• Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 12h03

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) revela que, apesar da diminuição da desigualdade social e da extrema pobreza nas cidades de Campina Grande e João Pessoa, houve um aumento significativo na taxa de homicídios como ponto de referência/medição da violência. Os números praticamente dobraram em 20 anos.

De acordo com o estudo, a renda per capita e os índices de desenvolvimento humano aumentaram em todos os seus componentes nas cidades destacadas. Contudo, as taxas de homicídios seguiram a ascendente, ou seja, a melhoria dos índices socioeconômicos não resultou na redução da criminalidade

O texto, intitulado Os homicídios na Paraíba: Dinâmica e relações causais da violência medida pelos homicídios nas principais cidades da Paraíba, foi publicado como capítulo do livro Investigação Científica nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3, organizado por Willian Douglas Guilherme. É resultado da pesquisa efetuada no Núcleo de Estudos da Violência da UFCG (NEVU) pelo mestrando em Ciência Política, Eduardo Souza Silva, em parceria com o professor José Maria Nóbrega Júnior, do curso de Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus Sumé.

O capítulo fala sobre pesquisa feita no período de 2000 a 2012 e estudou o crescimento nas taxas de homicídios por grupo de cem mil habitantes, buscando responder as seguintes questões: Qual a dinâmica dos homicídios perpetrados nos municípios paraibanos com populações a partir dos 100 mil habitantes? Há relação/correlação/ associação entre a desigualdade social, a pobreza e o desenvolvimento econômico com o número de homicídios naqueles municípios? Qual o papel do estado (estadual e municipal) no controle dos homicídios naqueles municípios?

A pesquisa utilizou bancos de dados disponíveis no Sistema de Informação de Mortalidade e Sistema de Dados do Sistema Único de Saúde (SIM/DATASUS) e no IBGE, bem como informações resgatadas no decorrer do estudo em outros institutos e bancos de dados. De acordo com o estudo, “os principais resultados alcançados foram, a crescente violência homicida na Paraíba, tendo como perfil da vítima, homens, entre 15- 29 anos, solteiro, de pele parda e com baixos níveis de escolaridade”.

Acesse aqui o livro completo

(Ascom UFCG, com dados da Assimp CDSA/UFCG)

Assunto(s): campus sumé