Página inicial > Últimas Notícias > HUAC inicia processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações
gestão

HUAC inicia processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações

A partir de 31 de maio, toda a tramitação de documentos do hospital será feita exclusivamente de forma eletrônica

• Publicado: Terça, 07 de Mai de 2019, 16h01

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Rede Ebserh, iniciou o processo de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).  A “virada de chave” ocorrerá no dia 31 de maio, quando não serão mais usados processos físicos na instituição; ou seja, toda a tramitação de documentos será feita exclusivamente de forma eletrônica pelo SEI.  Para isso, os colaboradores do Hospital Universitário vão participar de treinamento para aprender a utilizar a ferramenta.

Segundo o superintendente do HUAC, Homero Rodrigues, com a implantação do sistema eletrônico, a ideia é alcançar melhorias no de​sempenho dos processos da administração do hospital, buscando ganhos em agilidade, produtividade e transparência.

“Ao cuidar da saúde de milhares de cidadãos, nosso olhar precisar estar sempre voltado para a excelência. Seja nas ações assistenciais, seja nos processos administrativos. E isso pode e deve ser feito com foco no uso racional dos recursos públicos, na sustentabilidade, no compartilhamento do conhecimento produzido e da inovação”, declarou o superintendente em mensagem dirigida aos colaboradores do HUAC.

Para o chefe do Setor de Gestão da Informação e Informática, Anderson Fonseca da Costa, o SEI representa um grande passo na desburocratização, agilização e transparência no serviço público. “Com essa ferramenta, teremos a oportunidade de abrir, acompanhar e assinar processos e documentos de cunho administrativo sem a necessidade do uso de papel e sem a obrigação de fazer a guarda física dos arquivos”, afirmou.

Anderson Fonseca citou como exemplo o agendamento de férias de um colaborador. “Para isso, bastará o funcionário entrar no sistema, criar um processo, preencher o documento, assinar e tramitar para o chefe imediato. Este, por sua vez, poderá assinar e tramitar à DivGP (Divisão de Gestão de Pessoas). Isso tudo pode ser feito, inclusive, via aplicativo de celular”, explicou. Procedimento semelhante será adotado para a tramitação de outros documentos, como pedidos de compra, processos, memorandos, circulares, despachos, solicitações de férias, licenças e abonos.

O que é o SEI

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à Administração Pública, o SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos que permite a produção, a edição, a assinatura e o trâmite de documentos dentro do próprio sistema. Dentre os principais benefícios, estão: acompanhamento de processos online e assinatura de documentos; aumento da produtividade e diminuição do uso do papel; sistema intuitivo, com boa navegabilidade e usabilidade; acesso remoto por meio de diversos tipos de equipamentos (notebooks, tablets, smartphones); melhoria nos fluxos de trabalho e agilidade na tramitação.

(Ascom HUAC/UFCG)

Assunto(s): gestão